domingo, 7 de agosto de 2016

Receitas diversas caseiras


 

Receita: Omo, detergente liquido

Cenilda Zanatta

35 litros de água

4 litros de azeite

4 litros de álcool

1 kg de soda

Modo de fazer: Esquentar o azeite. 3 litros de água quente encima da soda. Depois colocar o resto dos ingredientes. Por último colocar o álcool, mexendo sempre. Fazer a grossura que quiser. Mais ou menos uns 60 litros.

 

 

Sabão de Glicerina (lurdes Dalmolin)

5 kg de gordura

4 litro de álcool

2 litro de água

1 kg de soda bel

Modo de fazer: Por o álcool na caixa e a gordura quente, junto e mexer. No balde  por água  por junto  devagar e mexer por 10 minutos está pronto o sabão

 

Divisão e constituição dos alimentos

Valor nutritivo: O alimento é uma das triviais necessidades do ser humano. Dividem-se portanto em:  a) plástico, b) energéticos, c) reguladores: São alimentos plásticos: água, sais minerais, proteínas (promovem e recuperam). São alimentos energéticos: o oxigênio, os hidratos de carbono e as gorduras (fornecem calorias) São alimentos reguladores. As vitaminas regulam as funções.

Alimentos Plásticos Água- elemento à vida. O homem adulto deve ingerir por dia mínimo 3 litros de líquidos, quer  contidos a forma de bebida ou nos alimento de origem vegetal ou animal.

Sais: Elemento necessário à vida. O homem adulto deve ingerir por dia, digo para a formação das células e o funcionamento dos órgãos 2 litros de água. São encontradas nas verduras, frutas em geral, carnes, vísceras etc.

Cálcio: Forma os ossos e dentes. É muito importante durante a gestação e a infância. A falta do cálcio pode determinar para de crescimento, lesões esqueléticas e cáries dentárias. Fontes: Leite e seus derivados, carurá, brócolis, couve, cacau, os sucos de frutas.

Ferro: O Ferro entra na formação dos nossos tecidos e assegura, sangue de boa qualidade, bastante vigor e um coração sadio. A falta de ferro provoca anemia. Fontes: Aveia, bacalhau, acelga, ervilha, espinafre, feijão preto, farinha de soja , patê de fígado, fígado de boi, ovos, músculos, lentilha, ameixas pretas, radici etc.

Fosforo: O fosforo desempenha ao lado do cálcio papel importante na formação dos tecidos do sistema nervoso e a memória. A falta de fósforo no organismo produz o esquecimento o nervosismo. Fontes: arroz, camarão, carnes, carnes em geral, castanha, feijão prêto, milho verde, nozes, leite, ovos, ervilha, lentilha, etc.

Iodo: O iodo, apesar de se encontrar no nosso organismo em quantidades significante não deixa de ser grande e ter seu valor no mesmo. Sua falta provoca o papo, além de outras moléstias do fator grave. Fontes: banana, fígado, peixes de qualquer espécies frutas e agrião, etc.

Cloreto de sódio ou sal – a falta prolongada provoca diminuição da atividade mental, náuseas e cansaço.

Proteínas: Restauram no organismo as células orgânicas necessárias para manter a vitalidade do homem. A falta provocará a destruição do organismo lenta ou brusca. As proteínas animais ou de alto valor ou ainda completa encontram-se: leite e seus derivados, ovos carnes, vísceras e miúdos. Vegetais, feijão seco, lentilhas, ervilhas, favas e soja. A soja é o único vegetal que contém  proteínas completas. As proteínas vegetais em combinação com os animais formam ótima fonte de alto valor nutritivo como: canjica com leite, espinafre com ovos, feijão com costela de porco, risoto com miúdos.

Alimentos energéticos

Oxigênio: Existe no ar, sem oxigênio não é possível a vida, por isso devemos manter as casas bem ventiladas.

Hidrato de carbono: Elementos geradores da energia. O combustível queimado quando exerce alguma atividade. Fornecedor de calorias. Falta: mau funcionamento do estomago, coração, intestinos e falta forças.

Fontes:  melado de cana de açúcar, beterraba, farinha de trigo, batata doce, batata inglesa, aipim, arroz, mel , pão, feijão preto, aveia, milho, centeio, etc. Nota: centeio é usado para diabetes no lugar de farinha de trigo

Gorduras:  Elemento de reserva de energia. Fornecedor de calorias. A falta das mesmas provoca irritabilidade no sistema nervoso e o mau funcionamento dos intestinos. Fonte: manteiga, banha, azeite, óleos e gordura em geral, vegetal, soja e abacate.

Alimentos que fornecem 100 calorias

Açúcar  2 colheres                Batata ½ xícara

Biscoito 4                               creme ¼ de xícara

Leite ½ xícara                        ovos 1

Pão 2 fatias regulares          queijo  1 fatia regular

Manteiga 1 colher                nozes 8

Vegetais verde qualquer tipo

 

Alimentos reguladores vitaminas

Nome dado a vários substâncias encontradas em muitos alimentos o que  são indispensáveis ao funcionamento normal do organismo, carbono em pequenas quantidades. São denominadas pelas letras:

 Vitamina A, sua falta durante muito tempo provoca perturbações múltiplas no organismo, como doenças nas vistas, distúrbios, respiratórios, afecção cutânea, no crescimento, e aborto. Fonte: manteiga fresca, gema, leite, cenoura, tomate, agrião, melão, abobora, pimentão, couve, mamão etc...

Vitamina B: também chamada de complexo B e divide-se em:

B1 – Sua falta provoca Biri-Beri ou poliomielite, paralisia dos pés e das pernas com um desgaste ou atraso, digo, atrofia dos músculos dos braços. Tendo resultado de perturbação dos nervos, que governam os braços e as pernas. Outro sintoma é o grande aumento do coração ou ainda dificuldade respiratória. A falta desta vitamina pode provocar perda de apetite, peso e o mau funcionamento dos órgãos digestivos. Fonte: ervilhas, laranjas, abacaxi, espinafre, batata, couve-flor, cenoura, uva, amendoim, leite, gema, carne e principalmente verdura.

Vitamina B2:  Promove crescimento e o impede a catarata. Sua flta origina doenças dos olhos, pele áspera e seca, sofrimento do aparelho digestivo. Fonte: Bife de fígado, nabo, espinafre, peras, ovos, cebola, abacaxi, ervilha, pimentão e leite.

Vitamina B6:

 

Fortificante:

3 ovos inteiros com casca, ½ garrafa de vinho, ½ lata de leite condensado.

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador, coar e colocar em vidro.

Tomar 1 colher de sopa ao dia. Crianças 1 colher de chá ao drasia.

 

Sinusite:

1 pé de caruru rasteiro com raiz.

Modo de fazer: Lavar bem, esmagar levemente e colocar em vidro médio com álcool. Após o 4º dia tomar 30 gotas de manhã e 30 gotas à tarde em meio copo de d’água.

Anemia

1 beterraba grande, lavá-la e cortá-la em camadas, uma camada de beterraba e uma canada de açúcar, melhor seria melado ou açúcar mascavo.

Após 3 horas tomar 1 colher 3 vezes ao dia,

Crianças: 1 colherinha 3 vezes ao dia.

 

Artrite e ácido úrico

1 folha de erva, chapéu de couro.

Modo de fazer: Lavá-la colocá-la em vidro médio e completar com álcool. Após 24 horas tomar 30 gotas pela manhã e 30 gotas à tarde em meio copo de água.

Obs: pode freccionar o local da dor com o mesmo.

 

Para os rins

Chá de pata de vaca

1 folha para cada xícara

3 vezes ao dia ou

Chá de salsa (tempero)

1 folha para cada xícara

3 vezes ao dia

 

Colesterol

Chá de couve

1 folha para cada 2 xícaras

2 xícaras ao dia

Ou chá de alcachofra

1 pedacinho para cada xícara

2 vezes ao dia

 

Para todos os problemas do coração

1 litro de vinho puro

8 folhas de salsa/1 xícara de mel

Modo de fazer: ferver o vinho com a salsa por 10 minutos, depois colocar o mel, ferver mais 4 minutos. Coar e colocar ainda morno num litro.

Tomar 1 colher de sopa 3 vezes ao dia. Crianças 1 colher de chá 3 vezes ao dia.

Para reumatismo qualquer tipo

1 copo de vinho puro

1 punhado de hortelã

2 colheres de mel

Modo de fazer: amassar bem a hortelã, juntar o mel e o vinho, após 24 horas, coar .

Tomar 1 colherinha ½ hora antes do café.

Obs: não comer carne, não tomar café durante o tratamento. Terminado a dose, faz3er pausa por 10 dias, se necessário, repetir.

 

Para Diabete:

1 colher de alpiste

1litro de água

Modo de fazer: Ferver  até reduzir a um copo.

Tomar 1 colherinha de 5 em 5dias. Conservação na geladeira

`Para bronquite e asma

1 garrafa de cerveja preta

3 xícara de açúcar

7 folhas de eucalipto (comprida)

Modo de fazer: Ferver 25 minutos.

Tomar  1 colher 3 vezes ao dia.  Caso Grave: 4 a 6 vezes ao dia.

 

Pomada Milagrosa

1 concha de banha de porco

100 grs de cera

50 grs de breu

5 folhas de confrei

1 punhado de sabugueiro

1 fruta quaresma

Modo de fazer: Machucar bem as folhas, juntar com a banha, cera e breu, colocar em uma panela e cozinhar em fogo brando, mexendo continuamente até as fols torrarem. Coar quando morno. Após coar e colocar tudo num prato de vidro e bater bem com a colher de pau até ficar cremoso e esbranquiçado.

Pastoral da saúde de arroio Grande – Diocese de Pelotas - RS

 

 

Tônico para a memória e sistema nervoso

1 litro de vinho tinto

3 galhos de alecrim 20 cm

7 batatinhas de tiririca

2 xícara de mel

Modo de fazer:

Misturar os ingredientes, macerar e deixar curtindo por 10 dias no escuro em frasco de vidro com tampa. Filtrar e rotular. Dura aproximadamente 1 mês na geladeira

Adultos – tomar 3colheres (sopa) ao dia, após as refeições

 

Receita para gripe

1 dente de alho

1 pedaço de canela

5 cravos

½ limão picado

1 pedaço de gengibre

1 copo de água

Modo de fazer: ferver 5 minutos

Adoce com mel.

Podes tomar 1 comprimido de denegripe

 

Receita para asma (Casca de tatu)

Valter da comunidade Nossa Senhora da Graças

Torrar a casca do tatu fora de casa, pois não dá para aguentar o cheiro (parecido chifre).  Moer bem, tirar com uma colher de sopa, colocar  num litro de água fervida. Após continuar a ferver por mais 40 minutos, em fogo médio para baixo. Não coar, por em um litro de vidro e colocar na geladeira.

Tomar 3 vezes ao dia um colher de sopa, manhã, meio-dia e a noite. Começa no 1º dia da lua minguante, esse tratamento vai até o final da lua minguante.

 

Receita do Pulmão, asma e bronco-pulmonia etc...

1 abacaxi

1kg de mel

1 batata de gengibre

Modo de fazer:

Bater o abacaxi no liquidificador, colocar o conteúdo dentro de uma forma de pudim, e também colocar uma batata de gengibre cortando em pedaço.  Ponha no forno por uma hora. Quando tirar passa no coador e após colocar num pote de vidro. Da mais ou menos 1 litro e ½ . Tomar 3 colheres de sopa ao dia.

 

Bronquite e asma

Casinha de barro cumpridinha (marimbondo)

Ferver o barro e coar e colocar um feixe de poejo e umas sementinhas de orégano, uma colher de mel bem cheia de mel e tomar 1 colher. Tomar 3 vezes ao dia, e após coloque na geladeira. Sempre que tomar deve aquecer o chá.

Livino Juqui  ensinou para Rosinha Cruz,  e esta para sua filha Maria Geni d a Cruz

 

Receita de Sabão

Geraldo Paludo

5 ½ de gordura, sebo, banha, óleo etc

4 litros de álcool de 92º graus de mercado

2 litros de água

1kg de soda bel

Modo de fazer:

Coloque o álcool em uma caixa e após despejar a gordura derretida, a água e a soda, devem ser derretidos em separados. Depois misturar tudo e mexer até fazer o fio.

 

 

 

 

Sabão de Glicerina, receita de fábrica

Norma C.C.C Zanatta

6 kg de banha derretida e fria

4 litros de álcool farmácia

2 litros de água

Desmanchar a  banha no álcool em 1 caixa plástica. Desmanchar a soda com água numa outra caixa. Depois de desmanchar os ingredientes misturar tudo na caixa que contem a banha e o álcool. Mexer com pá de madeira mas que não largue tinta. Mexer mais ou menos ½ . hora. Tem que parar de mexer quando fica como gelatina, só que forma uma crosta por cima. Deixar na caixa plástica até o dia seguinte após cortar em pedaços já dá para lavar a roupa.

 

Receita de rapadura

Maria Dartora

½ de açúcar de cana

1 lata de leite condensado

½ kg de amendoim torrado

Modo de fazer

Colocar numa panela e por no fogão o leite condensado e o açúcar. Quando começar a soltar do fundo da panela adicione o amendoim.

Boa apetite

Sabgueiro

Seu valor medicinal é universalmente conhecido. Seu emprego mais comum é como chá feito das folhas ou das flores quentes, para provocar suor nas gripes, resfriados, tosses, sarampo, varíola caxumba, catapora. Eficiente ainda para eliminar acido úrico, cálculos renais, toxinas em geral, depurativo do sangue gota, reumatismo, pressão alta, curar diabete, flebite e lavar feridas. A raiz e a casca são fortemente purgativas e laxativas. Flores e frutos aromatizam geleias.  Flores aplicadas nos olhos aliviam a dor e combatem inflamações. As folhas entram na composição de inseticidas caseiros.

 

Cavalinha

Cauda-de cavalo, rabo-de-cavalo. Contém sílica em grande quantidade. É remineralizante do organismo depauperado, de modo especial, para os tuberculosos e  gente que sofre dos pulmões. Possui virtudes, propriedades homostáticas, diuréticas, digestivas, depurativas. Tem ainda indicações contra a tuberculose, doenças dos ossos, com úlceras gástricas e intestinais, perda de sangue (reto, nariz, boca), ajuda no tratamento das moléstias da bexiga e dos rins, incontinência noturna da urina das crianças e pessoas de idade. Prepara-se  chá com 20g a 50por litro tomam-se 3 a 4 xícaras por dia.  E hiemaleL.,exite ainda E. arvensis L., E martii Milde e outras.

 

Aipo

Em saladas, alivia os males uterinos na falta de regras, chá das folhas é bom na extinção da voz e da asma úmida, a raiz combate hidropisia, febres em geral, retenção de urina e gazes intestinais.

 

Batida para desintoxicar e evitar a osteoporose e obesidade

Irmã Lídia Hainer

Batida de verduras verdes mais uma maçã com casca e semente e 2 colheres de mel.

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador. Tomar um copo de manhã e outro a noite.

 

Laberintite

Irmã Lídia Heiner

Pegar     1 ovo de galinha caipira, ferva 2 minutos e ponha bastante pimenta do reino e tome numa única vez, somente quando estiver atacado da labirintite.

Nenhum comentário: