segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A Vida


 
A VIDA 
(Uma enquete profissional) 
Para os humoristas, a Vida não passa de uma boa piada. (,,,) Mas, o que pensam as pessoas de outras profissões a respeito da Vida?
Depois de uma enquete, vamos ao resultado:
Para o alfaiate:
- A Vida só dá pano para manga. É a maior rasgação de seda que existe. Um dia tudo vai bem, no outro ela te bate o brim. Procurar um lugar ao sol é procurar uma agulha no palheiro. A Vida não dá camisa a ninguém, amigo. Te deixa com as calças na mão anos a fio e no fim ainda te abotoa o paletó.
Para o padeiro:
- Que Vida, meu chapa? Estou aqui, suando e comendo o pão que o diabo amassou e você vem me falar de Vida? A Vida me deu o bolo quando nasci brasileiro. Agora tenho que sustentar burro a pão-de-ló, lá em Brasília. E sem me queixar, senão levo bolacha na cara. A Vida não é biscoito, meu chapa.
Para o horticultor:
- Ah, a Vida... Um tal de descascar um abacaxi atrás do outro... Gente nos mandando às favas por culpa do intermediário... O ICM te espinafrando... A mulher, que antes era uma uva, uma pele de pêssego, agora tá feia e me manda plantar batatas todas as noites... Ah, a Vida... Já foi um chuchu, mas embananaram tudo...
Para o fiscal do Instituto de Pesos e Medidas:
- A Vida ficou ruim pra mais de metro. Nunca dá um quilo certo. Todo mundo sabe que ela tem dois pesos e duas medidas, como a Justiça. Pode?
Para o escritor:
- Se a Vida não escrevesse certo por linhas tortas, até que eu gostaria de falar bem dela. Ao pé da letra, a Vida não é mais que um rascunho, um esboço. Vida, vírgula! É sempre bem concebida e, depois, sempre mal acabada. Roteiros fracos. Mesmo assim eu desejaria uma reedição da Vida. Porque essa que estamos vivendo é apenas uma sinopse. E ponto final.
Para o consultor sentimental:
- Estou de coração partido com a Vida. Tenho a alma em pedaços. Meu orgulho está ferido...
Para o mestre-de-obras:
- A Vida faz o que dá na telha. Encosta todos contra a parede. Tira o chão debaixo dos teus pés. E entra areia, né?
Para o arquiteto
Organize, planeje, de forma e execute. Faça das linhas belas obras. De forma as linhas e os contornos. A vida é dura, mas é a missão. O cimento, a areia, os tijolos dão consistências a construção.
Para farmacêutico:
- Sim, eu acho a Vida uma droga. Mesmo dourando a pílula não pode se engolir. É dose. Receita para melhorá-la? Se eu tivesse, seria uma injeção de animo em mim. Acredito , que a Vida não passe de uma amostra grátis. O negócio é encontrar uma fórmula de ir levando, já que ela não tem remédio. Mas vamos parar com essa entrevista sobre a Vida porque já tá ficando xarope.
O coveiro
Não tens outra escolha: Todos passarão por minhas mãos .Vá em frente, não  desanime.
Após está vida, virá a ressurreição.
(FRAGA. Punidos venceremos. POA, Tchê, 1984) e acréscimos de frei Paulo F Zanatta

Nenhum comentário: