sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Francesco e Carolina Zanatta


Histórico da Família Zanatta

Na década de 1880, a família de Francesco Zanatta e Carolina Zanatta, sofreram a crise italiana e emigraram em buscas de novas terras. A superpopulação do Norte da Itália, e a região muito acidentada, e as áreas reduzidas para o cultivo da terra, o povo não conseguindo produzir o suficiente  para o sustento. Os agricultores do Norte da Itália encontraram sérias dificuldades de sobrevivência, devido a submissão aos senhores feudais, eram prisioneiros de suas dívidas, encontravam-se sem dinheiro sequer para construir suas casas próprias ou poder ter suas terras para suas subsistência. Tendo fracassado na busca por trabalho, na vizinha Suíça, Alemanha e Áustria, as famílias decidiram aventurar-se na América, pois não tinham nada a perder.

Foi quando o governo italiano consciente do problema do país, e o Brasil com o problema da necessidade de povoar seu território, e também com a falta de mão de obra devido a libertação dos escravos, entraram em acordo no sentido de facilitar a saída da população a Itália para fixar residência em outros países da América, entre eles o Brasil.

Por volta de 1870, iniciou-se a imigração italiana para o Brasil. Foi quando,na década de 1880 a Família de Francesco Zanatta e Caarolina Zanatta, com os seus primeiros cinco filhos: Fioravante, Maria Domingas, Luigi e Anibale, Ursula; imigraram para o Sul do Brasil, fixando redidência no então município de Montenegro, atualmente Linha Dezenove, município de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul –RS.

Aqui no Brasil, o casal teve mais 3 filhos: Amália, Maria e Ernesto. O Filho mais velho Fioravante Zanatta casou-se com Ângela  Zilio, e residindo e Santo Antonio de Castro, Garibaldi –RS. Transferiu-se posteriormente para Linha Sanpaio, no interior do município de Lageado, onde faleceu e 1931. O Casal teve 9 filhos: Alberto, Carolina, Aurélia, Fernandes, Guilhermina, João Jorge, Amábile. Fioravante Zanatta casou-se pela segunda vez com Catarina Maggioni e teve 2 filhos: Adão Zanatta faleceu criança e Luiz Zanatta.

Encontro da Família Zanatta em Coronel Pilar. Acréscimos  de Frei Paulo Zanatta a respeito da vida do seu bisavô Francisco Zanatta

Nenhum comentário: