segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Origem da Palavra Zanatah (zanatta)


Origem da Palavra Zanatah  (Zanatta)
 
         Zanatah: ( Dialetalmente: Zenàtah). Nome de forma árabe de um dos maiores grupos bérberes, vinculados, pelos genealogistas, com o ramo étnico dos Darisah, e que na história da Barberia medieval teve notável participação. A região habitada pelo Zanatah era, da Tripolitânia ao Marrocos, aquela que compreendia os planaltos de estepes e as margens do deserto, onde em grande maioria viviam vida nômade, constituindo assim aquele tipo turbulento e rebelde, hostil à vida civil e à ordem, cujo contraste com a região civilizada explica grande parte da história norte-africana.
            Foi por isso admitida, por alguns estudiosos, a opinião de os Gétuli da antigüidade, os Zanatah medievais e os grandes nômades árabes dos tempos modernos, sejam as mesmas gentes que constituíram os centros de resistência ao avanço dos vários povos colonizadores.
Os árabes de algumas regiões tunisianas, dos planaltos tunisinos, digo: planaltos algerinos e das planícies maroquinas seriam Zanatah completamente arabizados na língua.
Enquanto o antagonismo entre os tipos de ambientes físico-sociais é um fato certo, deve-se observar que as famílias Zanatah, que penetraram em regiões desenvolvidas, fundaram durante a Idade Média vários principados, entre os quais aquele dos  Äbd al-Waditas de Telimsan e aquele dos Merinidas no Marrocos e tiveram também alguma importância no ordinamento político e para o desenvolvimento cultural. Isto demonstra que o ambiente físico plasma essencialmente a vida destas gentes.
                        Para as línguas faladas pelos Zanatah ainda berberófonos Cfr: Bérberes.
                        Obs: Gétuli; Antiga população da África setentrional. ( Mauritânia e Numídia). (Enciclopédia  Garzanti, edição 63).
            Pesquisa feita em Treviso, em Istrana ( 15 Km) na Vila Lattes. Pelo senhor Zanatah Hilário. Origem da informação: Enciclopédia Trecani. Museu Baillo e Biblioteca comunal (prefeitura) de Treviso.
                   Treviso, aos 07-08-1971
Tradução Frei Antônio Guizzardi e Frei Paulo Fioravante Zanatta.
BERBERE (bé)  S. 2 g. 1. Individuo dos berberes, raça que engloba povos muçulmanos da Africa setentrional. S. m.  2. Língua cananítica, aparentada com antigo libico, hoje dialetalmente muito fragmentada e com muitos traços de influência árabe, falada sobretudo no Saara meridional. Adj. 2 g. 3 Pertencente  ou relativo aos berberes.  ( Dicionário Aurélio. 2º Edição, ampliada Nova Fronteira. RJ.)
O Berbere é falado em dialeto muito numeroso em todas as ramificações do Atlas, e na série de oásis que sucedem por detrás desta cordilheira de montanhas até o Congo.  Outras línguagem do tronco arameano atestam a dominação das nações semíticas.(Hist Univ. de Césare Cantu Vol  X).
BERBERIS. Etnogr. Tribu de la Arabia que habita em las montanãs de Bamian, em el Khorasan Oriental. Suponen algunos que pertenece à la familia de los Hedsaré, aunque estos consideram , de raza inferior à los berberis. ( Enciclopedia Universal Ilustrada EUROPEO AMERICANA).
BERBER, cid. Da alta Núbia na margem direita do Nilo 20.000 h
BERBERE ou Berber, s, m. língua dos berberes. Adj. Relativo aos berberes.
BERBERE, REÇA DA África sentritional, que compreende os Kabylas, os Tuaregues, várias tribos de Marrocos.
KABÝLIA ou Cubila parte da Argélia, habitada pelos Kabylas no departamento de Argel e de Constantinopla. Divide-se em Kabýlas grande e Kabýlas pequenos ou Djurdzura contorna, como se fosse uma alta muralha, a grande Kabýlia, região agrícola, fértil e bem irrigada.
Os principais cursos de água são: o Isser, o Sahel e o Sabaú, muito laboriosos, são raça berbere. A sua língua embora escrita em caracteres Árabes, continuou berbere. Kabýlia foi conquistada em 1857 pelo marechal francês Randon. Os Kabýlas sublevaram-se várias vezes contra a dominação francesa e foram submetidos definitivamente pela expedição de 1871.
...Quando os azenegues conquistaram Audagoste, a aparência da cidade – “encantadora”, segundo Ibne Hawkal – era a de um vergel. Onde os nômades, muito provavelmente , se guardaram de viver. Acamparavam à sua borda, em tendas ou em precários abrigosde caniço e de ramos. Mas tinham sob controle o acesso à urbe e lhe taxavam o comércio, cuja prática deixavam nas mãos dos zanattas.  Do livro (A ENXADA E A LANÇA ) A África antes dos Portugueses de Alberto da Costa e Silva. Editora Nova Fronteira. Edusp.
ZENATAS. Conjunto de populações de origem berbere que habita o sul da Argélia. Bilbliografia: Grande enciclopédia Larousse Cultural, nova cultura ltda. 1989 nº 24 pag 6053.
 
TUAREGUE, povo nômade, de raça berbere, que habita o Saara, entre os mouros, a oeste, e os Tibus a este. ( TUAREGUE é o plural de Targui). Os Tuargues dividem-se num certo número de confederações, as principais das quais são os Azgher, os Ahaggar e os Auellimiden. São salteadores, cujos ataques tornam pouco segura a travessia do Saara.
GETÚLIA, antiga região da África ao sul do atlas, entre, a Numídia e a Mauritânia, hoje Biled-ul-Djerid ( região das tâmaras), parte sul de Marrocos.
GÉTULOS, povo berbere da África antiga, habitantes da Getúlia e de que descendem , segundo se crê, os atuais Kabylas.
LELLO UNIVERSAL EM 4 VOLUMES, Editores proprietários da Livraria Chardron; rua dascarmelitas, 144. Porto.
 
BERBERE (BÉ) adj. m.e.f. (ár barb Etnol. Relativo aos berberes. S. m. e f. Indivíduo dos berberes. 1. Ramo da família lingüistica afro-asiática, que compreende línguas faladas por minorias do Norte da África e do Saara.
2. Qualquer uma dessas línguas ou conjuntos delas, considerado uma só língua com numerosos dialetos. S. m. pl.  Povo caucasóide do Norte da África, ao oeste de Tripoli, estreitamente relacionado aos europeus meridionais, egípcios e etíopes.
DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LINGUA  PORTUGUESA, Companhia melhoramentos de      São Paulo 14º. Vol 1º. Edição, 1995.
 
 




Berbere. Conjunto de etnias de línguas berbere que habitam a África do Norte. O problema da origem dos berberes, que ás vezes são consideradas como população original da áfrica do \norte, ainda não está resolvido. Divididos em numerosas tribos rivais, mas  capazes de se unirem momentaneamente contra os estrangeiros, os berberes (nasamons e psilos da Líbia, garamantes do Saara, númidos, getulos e mouros do Maghreb) não constituíram estados centralizados e duradouros. Os poderosos reinos númidas de Masinissa e de Jugurta e o reino mautirânio de Juba II foram exceções. Os berberes sofreram a influência civilizada de Cartago e, em menor medida, de Roma. Os berberes opuseram aos árabes uma resistência feroz (feitos da lendária Kahina ou maciço de Aurès), que retardou a conquista. A Islamização fez grandes progressos no início do séc. VIII, e os berberes formaram o grosso das tropas que conquistaram a Espanha. No Maghreb, opusera-se ao poder central árabe, adotando doutrinas religiosas cismáticas: kharidjismo (século VIII-IX), xiismo fatímida ( séc X). Duas dinastias berberes chegaram a unir a áfrica do norte sob sua autoridade: os almorávidas (nômades do grupo dos sanhadjas) e os amôadas (sedentários do grupo dos masmudas). No séc, XIII, o Maghreb foi dividido entre os reinos háfsida, abdaluádida e marínida, cujas soberanos, de origem berbere, adotaram a civilização arábico –andaluza. As tribos berberes escaparam ao controle destes últimos. Formaram as ilhas berberófonas da Argélia e do Marrocos contemporâneos. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Pág 737
Zenatas: conjunto de populações de origem berbere que habita no sul da Argélia. . Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Editora Plural Editora e Gráfica. 1999
 
O Berbere é a mais antiga língua conhecida no território da África do Norte, mas suas histórias permanece misteriosa devido à falta de documentos escritos. Foi relacionada ao líbio (do qual se tem mais de mil inscrições ainda mal decifradas) e ao guanche das Canárias (extinto desde o séc. XVII), para se fazer um ramo no seio da família camito-semítica. O berbere é falado por mais de 10 milhões de locutores de uma área geográfica muito vasta, que vai do oeste do deserto egípcio (oásis de Siwah) ao oceano Atlântico. Porém, subsiste apenas em ilhotas mais importantes, ou essencialmente nos desertos e zonas montanhosas menos atingidas pela arabização. Não se trata de uma língua homogênea, mas de um grupo dialetais. Em geral, os beberófonos são bilíngües: o árabe e/ ou o francês, que servem como língua de relação e cultura; as mulheres, entretanto permanecem monolíngües. Os grupos mais importantes vivem no Marrocos (aprox. 40% da população): Alto Atlas, Anti-Atlas, e (Sous) [ chleuh] , Médio Atlas e Rif (tamazit) e na Argélia ( aprox. 20% da pop.) Além da diversidade dialetal, o berbere apresenta uma profunda identidade estrutural: a morfologia e a sintaxe são praticamente idênticas, embora o sistema fônico fundamental tenha sofrido evoluções divergentes (empréstimos do árabe de faringais e laringais) que acabam por mascarar a uniformidade original do léxico. O léxico propriamente berbere é essencial concreto, muito preciso para atividades práticas (criação de animais ou irrigação, por exemplo), mas recorre ao árabe para palavras concernentes à região, à administração  ou  à cultura. O berbere nunca foi uma língua oficial; disperso em dialetos, contaminado pelo árabe, ele mascara um recuo.


 
Origem da Palavra Zanatah  (Zanatta)
         Zanatah: ( Dialetalmente: Zenàtah). Nome de forma árabe de um dos maiores grupos bérberes, vinculados, pelos genealogistas, com o ramo étnico dos Darisah, e que na história da Barberia medieval teve notável participação. A região habitada pelo Zanatah era, da Tripolitânia ao Marrocos, aquela que compreendia os planaltos de estepes e as margens do deserto, onde em grande maioria viviam vida nômade, constituindo assim aquele tipo turbulento e rebelde, hostil à vida civil e à ordem, cujo contraste com a região civilizada explica grande parte da história norte-africana.
            Foi por isso admitida, por alguns estudiosos, a opinião de os Gétuli da antigüidade, os Zanatah medievais e os grandes nômades árabes dos tempos modernos, sejam as mesmas gentes que constituíram os centros de resistência ao avanço dos vários povos colonizadores.
Os árabes de algumas regiões tunisianas, dos planaltos tunisinos, digo: planaltos algerinos e das planícies maroquinas seriam Zanatah completamente arabizados na língua.
Enquanto o antagonismo entre os tipos de ambientes físico-sociais é um fato certo, deve-se observar que as famílias Zanatah, que penetraram em regiões desenvolvidas, fundaram durante a Idade Média vários principados, entre os quais aquele dos  Äbd al-Waditas de Telimsan e aquele dos Merinidas no Marrocos e tiveram também alguma importância no ordinamento político e para o desenvolvimento cultural. Isto demonstra que o ambiente físico plasma essencialmente a vida destas gentes.
Para as línguas faladas pelos Zanatah ainda berberófonos Cfr: Bérberes.
Obs: Gétuli; Antiga população da África setentrional. ( Mauritânia e Numídia). (Enciclopédia  Garzanti, edição 63).
            Pesquisa feita em Treviso, em Istrana ( 15 Km) na Vila Lattes. Pelo senhor Zanatah Hilário. Origem da informação: Enciclopédia Trecani. Museu Baillo e Biblioteca comunal (prefeitura) de Treviso.
                        Treviso, aos 07-08-1971
Tradução Frei Antônio Guizzardi e Frei Paulo Fioravante Zanatta.
 
A leitura de sua pesquisa sobre a origem do seu patronímico me despertou a conveniência de um estimular a completá-la de um estudo sobre a pirataria no mediterrâneo.
Desde os mais remotos tempos (fenícios, gregos) exerciam essa atividade no “mar eclausus” mar mediterrâneo. Essa atividade se estendeu até 1830. Por  muito tempo a atividade foi exercida predominantemente  por habitantes do magreve (Norte da África), de cultura Islâmica. O seqüestro era atividade lucrativa e foi exercida durante séculos contra os navegadores cristãos. Eram  vítimas principais os habitantes do Sul da Europa.
Além dos presos de que eram vítimas  os navegadores os piratas praticavam incursões no litoral meridionais da Europa, as redes urbanas localizadas em lugares de mais fácil defesa ( elevações), muradas  nos contam a história do terror dos habitantes que o aviso dos sinos das Igrejas se encerravam atrás de suas defesas para resistir a cupidez dos agressores.
Não é de estranhar pois que o apelido Zanatah tenha penetrado na península Itálica ou na Sicília durante estas razias maometanas.
            Os contatos de populações nem sempre se realizavam num ambiente de paz. Também em clima bélico podem ser responsável no seu clima de violência pelo surgimento de mestiço e pelo rapto de mulheres. Talvez o nome Zanatah tenha se implantado na península Italiana em conseqüência desse doloroso procedimento que se estendeu como disse através dos séculos.                      Prof. Eduardo Contreras
 BERBERE (bé)  S. 2 g. 1. Indivíduo dos berberes, raça que engloba povos muçulmanos da Africa setentrional. S. m.  2. Língua cananítica, aparentada com antigo libico, hoje dialetalmente muito fragmentada e com muitos traços de influência árabe, falada sobretudo no Saara meridional. Adj. 2 g. 3 Pertencente  ou relativo aos berberes.  ( Dicionário Aurélio. 2º Edição, ampliada Nova Fronteira. RJ.)
O Berbere é falado em dialeto muito numeroso em todas as ramificações do Atlas, e na série de oásis que sucedem por detrás desta cordilheira de montanhas até o Congo.  Outras línguagem do tronco arameano atestam a dominação das nações semíticas.(Hist Univ. de Césare Cantu Vol  X).
BERBERIS. Etnogr. Tribu de la Arabia que habita em las montanãs de Bamian, em el Khorasan Oriental. Suponen algunos que pertenece à la familia de los Hedsaré, aunque estos consideram , de raza inferior à los berberis. ( Enciclopedia Universal Ilustrada EUROPEO AMERICANA).
BERBER, cid. Da alta Núbia na margem direita do Nilo 20.000 h
BERBERE ou Berber, s, m. língua dos berberes. Adj. Relativo aos berberes.
BERBERE, RAÇA DA África sentritional, que compreende os Kabylas, os Tuaregues, várias tribos de Marrocos.
Berbere. Conjunto de etnias de línguas berbere que habitam a África do Norte. O problema da origem dos berberes, que ás vezes são consideradas como população original da África do Norte, ainda não está resolvido. Divididos em numerosas tribos rivais, mas  capazes de se unirem momentaneamente contra os estrangeiros, os berberes (nasamons e psilos da Líbia, garamantes do Saara, númidas, getulos e mouros do Maghreb) não constituíram Estados centralizados e duradouros. Os poderosos reinos númidas de Masinissa e de Jugurta e o reino mautirânio de Juba II foram exceções. Os berberes sofreram a influência civilizadora de Cartago e, em menor medida, de Roma. Os berberes opuseram aos árabes uma resistência feroz (feitos da lendária Kahina ou maciço de Aurès), que retardou a conquista. A Islamização fez grandes progressos no início do séc. VIII, e os berberes formaram o grosso das tropas que conquistaram a Espanha. No Maghreb, opuseram-se ao poder central árabe, adotando doutrinas religiosas cismáticas: kharidjismo (século VIII-IX), xiismo fatímida ( séc X). Duas dinastias berberes chegaram a unir a África do Norte sob sua autoridade: os almorávidas (nômades do grupo dos sanhadjas) e os almôadas (sedentários do grupo dos masmudas). No séc, XIII, o Maghreb foi dividido entre os reinos háfsida, abdaluádida e marínida, cujas soberanos, de origem berbere, adotaram a civilização arábico –andaluza. As tribos berberes das montanhas escaparam ao controle destes últimos. Formaram as ilhas berberófonas da Argélia e do Marrocos contemporâneos. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Pág 737.


 
ZENATAS. Conjunto de populações de origem berbere que habita o sul da Argélia. Bilbliografia: Grande enciclopédia Larousse Cultural, nova cultura ltda. 1989 nº 24 pag 6053.
Berbere: Conjunto de línguas pertencentes à família camito-semítica, faladas pelos berberes. Grande enciclopédia Larousse Cultural, nova cultura ltda. 1989 nº 24 pag 737.
 
...Quando os azenegues conquistaram Audagoste, a aparência da cidade – “encantadora”, segundo Ibne Hawkal – era a de um vergel. Onde os nômades, muito provavelmente , se guardaram de viver. Acamparavam à sua borda, em tendas ou em precários abrigosde caniço e de ramos. Mas tinham sob controle o acesso à urbe e lhe taxavam o comércio, cuja prática deixavam nas mãos dos zanattas.  Do livro (A ENXADA E A LANÇA ) A África antes dos Portugueses de Alberto da Costa e Silva. Editora Nova Fronteira. Edusp.
 
BERBERE (BÉ) adj. m.e.f. (ár barb Etnol. Relativo aos berberes. S. m. e f. Indivíduo dos berberes. 1. Ramo da família lingüistica afro-asiática, que compreende línguas faladas por minorias do Norte da África e do Saara.
2. Qualquer uma dessas línguas ou conjuntos delas, considerado uma só língua com numerosos dialetos. S. m. pl.  Povo caucasóide do Norte da África, ao oeste de Tripoli, estreitamente relacionado aos europeus meridionais, egípcios e etíopes.
 
...Representantes mais puros da raça loura do Norte que várias vezes invadiu o território hoje português. À sua influência sobre a população portuguesa, Fonseca Cardoso atribui a facies mestiça que a cada passo se nota entre os portugueses.
A esses elementos juntaram-se os semito-fenícios, de que o antropólogo português foi achar representada mais puros na população piscatória do litoral interamnense; e entre invasores mais recentes, os judeus, berberes, mouros, alemães, negros, flamengos, ingleses.
Se as invasôes do Sul só fizeram acentuar, como pretende Haddon,( A.C.HADDON, The Races of Their Distribubution, Cambridge, 1929)  os caracteres fundamentais da população indígena, as do Norte trouxeram para a antropologia  portuguesa elementos novos e até antagônicos. Pág 248   Casa-grande &senzala. Gilberto Freire  46º edição Editora Record, Rio de Janeiro – São Paulo 2002
DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LINGUA  PORTUGUESA, Companhia melhoramentos de      São Paulo 14º. Vol 1º. Edição, 1995.
 
O Berbere é a mais antiga língua conhecida no território da África do Norte, mas suas histórias permanece misteriosa devido à falta de documentos escritos. Foi relacionada ao líbio (do qual se tem mais de mil inscrições ainda mal decifradas) e ao guanche das Canárias (extinto desde o séc. XVII), para se fazer um ramo no seio da família camito-semítica. O berbere é falado por mais de 10 milhões de locutores de uma área geográfica muito vasta, que vai do oeste do deserto egípcio (oásis de Siwah) ao oceano Atlântico. Porém, subsiste apenas em ilhotas mais importantes, ou essencialmente nos desertos e zonas montanhosas menos atingidas pela arabização. Não se trata de uma língua homogênea, mas de um grupo dialetais. Em geral, os beberófonos são bilíngües: o árabe e/ ou o francês, que servem como língua de relação e cultura; as mulheres, entretanto permanecem monolíngües. Além da diversidade dialetal, o berbere apresenta uma profunda identidade estrutural: a morfologia e a sintaxe são praticamente idênticas, embora o sistema fônico fundamental tenha sofrido evoluções divergentes (empréstimos do árabe de faringais e laringais) que acabam por mascarar a uniformidade original do léxico. O léxico propriamente berbere é essencial concreto, muito preciso para atividades práticas (criação de animais ou irrigação, por exemplo), mas recorre ao árabe para palavras concernentes à região, à administração  ou  à cultura. O berbere nunca foi uma língua oficial; disperso em dialetos, contaminado pelo árabe, ele mascara um recuo.


Ata do encontro da Famíliazanatta
         Aos cinco dias de janeiro de dois mil e três reuniram-se os membros da família Zanatta na cidade  de Coronel Pilar na Paróquia São Lourenço Mártir. Às 9,30h da manhã as pessoas foram recepcionadas no salão paroquial com um café, chá, cuca, biscoitos, grostoli etc. Todos os participantes foram credenciados a partir do seu bisavô. As 10,15h foi celebrada a Santa missa pelo Pároco Pe. Sadi Stuani. Pe. Ibanor Zanatta e Frei Paulo F. Zanatta. A Missa foi animada por liturgistas e pelo coral da comunidade. Após a missa foi tirada uma foto em frente à Igreja São Lourenço mártir para gravar bem o 4º encontro. Ao meio dia foi servida a tradicional sopa de capelletti com o recheio (pien) carne Lessa, saladas e o saboroso galeto com churrasco. Durante o almoço os parentes procuraram conversar bastante, trocando idéias e conhecendo mais as histórias dos antepassados. O almoço foi servido por garçons da comunidade e durante à tarde foram servidos 11 tipos de sobremesa à vontade e onde se podia saborear a gostosa uva da região. A aconteceu a caminhada surpresa até a antiga casa do pioneiro Benedeto Zanatta onde se tirou muita fotografia. Por volta das 15h os participantes da caminhada retornaram ao salão onde se iniciou o sorteio de muitos brindes para os participantes do 4º encontro e foi sorteado o quadro da casa do Senhor Benedeto Zanatta e o ganhador do belíssimo quadro foi o descente desta arvora o Pe. Ibanor Zanatta que era assinado por todos os participantes do encontro.Após o sorteio dos brindes aconteceu a apresentação de números artísticos, cânticos italianos, toques de gaitas violão. A comissão organizadora composta das seguintes pessoas: Ieda, Leda. Iraci, Gilmar, Vilmar, Elda, José... e outros deixaram a liberdade para a escolha do lugar para a próxima festa. A equipe organizadora trabalho incansavelmente para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Os Zanattas vindos de Ibiruba farão o encontro em sua comunidade no próximo ano, porém já convidaram a todos para participar de seu encontro. Ficou decidido que os Zanattas farão o encontro de dois em dois anos.  Em 2005 os Zanattas participarão do 5º festa contando com representantes vindos dos mais diversos lugares.  Calcula-se que umas 250 pessoas marcaram presença do 4º festa. Durante o dia passou-se hora bem descontraída e de troca de experiências. Participaram do encontro membros de três àrvore genealógicas diferentes, porém sentiu-se a ausência de Zanattas que moram perto, no entanto muitos vieram de ônibus de Progresso, Ibirubá, Lajeado etc. O Pe.Sadi foi maravilhoso juntamente com a comissão da igreja em acolher a todos. Esperamos que na próxima festa possamos nos conhecer mais resgatando as nossas raízes, pois quem não conhece sua própria história está sujeito a repeti-la. Obrigado a equipe organizadora e a todos que trabalharam na festa, tornando o sonho do 4º encontro em realidade. Rogamos que a Sagrada Família de Nazaré abençoe a todos os Zanattas.
 
                                                                                 Comissão da Festa
 
 
 


.
 
A leitura de sua pesquisa sobre a origem do seu patronímico me despertou a conveniência de um estimular a completá-la de um estudo sobre a pirataria no mediterrâneo.
Desde os mais remotos tempos (fenícios, gregos) exerciam essa atividade no “mar eclausus” mar mediterrâneo. Essa atividade se estendeu até 1830. Por  muito tempo a atividade foi exercida predominantemente  por habitantes do magreve (Norte da África), de cultura Islâmica. O seqüestro era atividade lucrativa e foi exercida durante séculos contra os navegadores cristãos. Eram  vítimas principais os habitantes do Sul da Europa.
Além dos presos de que eram vítimas  os navegadores os piratas praticavam incursões no litoral meridionais da Europa, as redes urbanas localizadas em lugares de mais fácil defesa ( elevações), muradas  nos contam a história do terror dos habitantes que o aviso dos sinos das Igrejas se encerravam atrás de suas defesas para resistir a cupidez dos agressores.
Não é de estranhar pois que o apelido Zanatah tenha penetrado na península Itálica ou na Sicília durante estas razias maometanas.
            Os contatos de populações nem sempre se realizavam num ambiente de paz. Também em clima bélico podem ser responsável no seu clima de violência pelo surgimento de mestiço e pelo rapto de mulheres. Talvez o nome Zanatah tenha se implantado na península Italiana em conseqüência desse doloroso procedimento que se estendeu como disse através dos séculos.
                                                                                    Prof. Eduardo Contreras
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                          O Centro Histórico de Pesquisa
 
História do Sobrenome Zanatta
 
No ano de 476 da era cristã, com a queda do império Romano, os ancestrais da família Zanatta encontravam-se vivendo sob o governo guerreiro germânico chamado Odaacro. Odoacro foi suplantado antes do séculoV   por Ceudorico, líder dos Ostrogodos. Sendo sido educado em Constantinopla Ceodorico colocou um alto valor na civilização romana e presidiu sobre o que veio a ser descrita como um "Verão Indiano” para os romanos. Após a sua morte surgiram tumultos e o imperador bizantino Justiniano agarrou a oportunidade de recuperar a Itália, colocando a península em décadas de guerra. Embora o governo pelas tribos germânicas que começaram na Itália em 476 com o supracitado Odoacro, não foi senão até a conquista lombarda no séc VI que os Italianos incluindo os ancestrais da família Zanatta estavam para sentir os efeitos da cultura e  costumes germânicos as quais tinham começado  a influenciar a sociedade italiana, tendo em vista a proliferação de nomes pessoais germânicos.
O grande historiados suíço da renascença, Jacob Burckhardt, atesta que aquele tumulto político sofrido pelos Italianos após a queda do Império romano não atrapalhou sua criatividade artística ou dinamismo econômico. A Itália era de fato o centro cultural e comercial do oeste da Europa, através do séc. XIII ao XVI com muitos dos admiráveis membros da família Zanatta, contribuindo para esse sucesso comercial e artístico. A Itália era a casa de figuras como Dante, Bocácio, da Vinci, Miguel Ângelo, Escarlate, Vivaldi, todos os quais ajudaram a definir a civilização do oeste. A Eventual unificação da Itália que somente ocorreu em 1870, foi o produto de um movimento conhecido como “Risorgimento” (“Ressurgimento”), liderada pelo Piedmoanteses  sob a casa de Savay, que viria a ser mais tarde a casa do governante da Itália para quem, com certeza a família Zanatta prestou lealdade.
Embora hoje em dia a maioria da população da Itália fale o italiano, apesar do uso de diversos dialetos regionais, ainda existentes nos confins da Itália nos encontramos minorias com gregos, albanos, eslovenos, germânicos, catalães, e friulianos, cada um das quais  com suas distinta linguagens, cultura e , é claro nomenclatura . Portanto, a família Zanatta tem aproveitado a vida através dos séc num país enriquecido pelas diversidades de línguas e culturas. É naturalmente, a emigração de milhões de italianos para as América do Norte e do Sul resultou em cultura Italiana tais como a arte culinária e de fato nomes de família que se espalharam nestas regiões.
Pesquisas indicam que  sobrenome Italiano  Zanatta, pertence à categoria de nomes que possui origem patronímica. Quando um nome é derivado de um nome pessoal, ele é geralmente o nome do pai ou da mãe do portador, o qual é adotado e transformado em um nome de família  hereditário fixo. Este nome é então orgulhosamente transmitido de geração para geração, ocasionalmente alterado em sua ortografia ou abreviado, ocasionando uma ligação entre o portador vivo do sobrenome e o portador primogênito original da qual o sobrenome deriva. Na Europa Medieval, antes que um sistema estruturado de sobrenome fosse estabelecido, era pratica comum o uso de um segundo nome, o qual servia como meio de distinguir pessoas que possuíam  o mesmo nome de batismo. Neste caso o sobrenome Zanatta é derivado do nome próprio Zani, forma diminutivo do nome próprio Giovanni. O sobrenome Zanatta significa assim “filha ou descendente de Giovanni”. O Nome Giovanni deriva-se do Hebreu Lachanan, que significa “Deus é Gracioso”. 
Variantes desse sobrenome incluem De Zanetti,Zanatti, Zanassi, Zaninni, entre outros. Umas das mais antigas referencias a esse sobrenome ou a uma variante é o registro de Agostino Zanetti , bispo e professor de direito nascido em 1549. Um portador notável do sobrenome Zanatta ou uma variante foi, entre outras: o Conde Antonio Maria Zanetta. (1716-1778) pintor e arqueologista italiano. A família Zanatta de Crentino recebeu o titulo de Conde  de Cirolo em 1650. As armas apresentadas abaixo, foram concedidas a família Zanatta pelas autoridades apropriadas.
Sob o sistema de nomenclatura romano, o distinguido fundador da linhagem Zanatta deve ter sido identificado por um nome tripartido consistindo de seu nome pessoal, “O nome dos gens” ou “linhagem“ a qual pertencia, é o cognome que distinguia sua família de outros com os mesmos “gens” . Com a queda o império romano no séc IV, voltou a ser costumeiramente empregado somente o nome pessoal e o cognome, omitindo-se o nome dos gens na maioria dos casos. As tribos germânicas que então ocupavam a Itália favoreçam a pratica de se usar um simples nome pessoal , e a família Zanatta juntamente com outras famílias sem dúvidas abandonaria seus nomes romanos tradicionais por esses  usados por seus novos governantes. Durante a idade média, quando o sobrenome italiano, como o da notável família Zanatta, estava se formando, as tradições  heraloícas  italiana também estavam tomando forma . Uma destas tradições foi aquela de se colocar uma carga sobre o escudo que aludia a um certo evento histórico,. Por exemplo àqueles membros da família Zanatta que podem ter tomado parte no conflito  Guelfas e Gibellinos devem portar  uma faixa, indicando o lado apoiado. Portanto, membros da família Zanatta não só  portam  um nome distinto mas também o que cada qual significa, a história, a coragem, e os feitos dos que orgulhosamente o portaram   nas gerações passadas.
 
Brasão de Armas: Esquartelado: o primeiro e a quarto de azul, uma flor de Liz de ouro; a segunda e o terceiro de prata, em uma montanha de três cumes, três pinheiros de verde; sobretudo um escudete de ouro, carregado com uma águia estenóida de negro, coroada de ouro.
Timbre: Uma águia estendida de negro coroada de ouro.
Origem: Itália
 
 
Sobrenome de origem italiana - composto de Zan (redução popular e coloquial de Zane, Zanni [de Gianni, redução de Giovanni, João], típica do norte, especialmente dos antigos domínios da República de Veneza e áreas limítrofes), com o sufixo fem. -ata (forma fem. sing. do suf. -ato - do suf. latino -atus, com o qual se formavam substantivos derivados que indicavam função, ofício, encargo, poder, como em magistratus, pontificatus) [Ciro Mioranza, Dic. dos Sobren. Italianos, 34, 326] Sobrenome de uma família estabelecida na Cidade do Rio de Janeiro. Seus descendentes são aparentados com a família Cabrita (v.s.), do Rio de Janeiro.
Bagé 31-05-2004
Estimado Carlos Eduardo Zanatta
Paz e Bem!
Aqui vou bem e assim espero o mesmo de você. Meus querido amigo fico feliz cada dia que passa em descobrir algo novo desta rica família. Esta história foi contada por ocasião do 4º encontro desta família. Sempre imaginei que você talvez pudesse ser deste ramo. Carlos Eduardo os descendentes estão espalhos por este mundo de Deus que ninguém sabe. Vê se podes ajudar-me a descobri-los.  Sem mais abraços de Frei Paulo Zanatta
 
 
Vieram da Itália =     3 irmãos
 
Benedeto Zanatta              Coronel Pilar
 
José Zanatta     (Bepi)        Nova Brecia
 
Doro  Zanatta                      Argentina ? ou qualquer parte deste Brasil  ?
 
 
Na viagem para o Brasil, o Doro  brigou de facão com os irmãos e ao chegar no porto Brasileiro, não quis desembarcar. Continuou viagem, e supõe-se que foi para Argentina. Hoje há na Argentina, há um campeão de corrida automobilística chamado  René Zanatta, que segundo o Pe. Ibanor Zanatta  (descendente do Benedeto) que também trabalha na Argentina, afirmou que deve ser  descendente do Doro. Quanto ao José Zanatta   o  (Bepi),  O  Sr Ernani Petersen fone ( 014 51 416 3387)  casado com uma Zanatta, residente e Canoas, que faz parte da árvore genealógica do Benedeto tem catalogado os descendentes do (Bepi) em mais de 70 folhas digitadas vivendo em Nova Brecia – RS.  Ficou de enviar este matéria em disquete para o Frei Paulo Zanatta.
 
 
 Doro  ( Isidoro, Teodoro... )
 
Endereço
Helio Zanatta
SQN 309, Bl.O, Apt 511 Asa Nort
70 755 150 Brasilia DF
site: www.familiazanatta.net
site www.zanatta.com.br
O Hélio é deste ramo do Benedeto Zanatta talves poderá dar alguns detalhes sobre este assunto
 
 
    Falar em Árvores Genealógicas dos ‘ZANATTAS’  destacaria o seguinte:   (Bagé, 29-03-2004)
 
1 -  Primeira árvore que chegou em minhas mão foi do Triavô João Batista Zanatta casado com Maria di Biscaro, bisavô Francesco Zanatta casado com Carolina Zanatta, Tiveram os seguintes filhos: Fioravante Zanatta, Maria Zanatta, Luigi Zanatta, Anibal Zanatta, Ursula Zanatta, Amalia Zanatta, Maria Zanatta, Ernesto Zanatta. Esta árvore foi organizada pelo  Prof. Dr. Pedro Paulo Zanatta,  Frei Paulo  recebeu cópia desta árvore quando trabalhava  em São José do Norte – RS . O Professor Pedro Paulo Zanatta é  pesquisador  desta árvore. Endereço: Pedro Paulo Zanatta Cx. Postal 277  95700.000 Bento Gonçalves RS. Fone ( 54) 452-1949 zanattap@terra.com.br    e Frei Paulo Zanatta. Cx. P 399   96 400, 590 Bagé –RS  (53) 242 5976   pftta@ibest.com.br  pzanatta@capuchinhosrs.org.br
 Francesco Zanatta e Carolina Zanatta; Anibal Zanatta e Carolina Zanatta; Theodoro Zanatta e Ângela Gobatto Zanatta. Filhos de Theodoro e Ângela são o seguintes: Adelina, Egidio, Anelino, Clementina, Ema, Lúcia e Lurdes. Esta árvores foi organizada por Álvaro Jesus Zanatta. Frei Paulo recebeu em 29-08-2000. O descendentes destas família encontram-se em cascavel, Francisco Beltrão, Curitiba etc. Àlvaro Jesus Zanatta Rua Paula Gomes 375, Bairro São Francisco 80510-070 – Curittiba – PR  e-mail alvaro@terra.com.br.  Dr. Celso Zanatta pertence a esta árvore Genealógica, residindo em Franscico Beltrão. PR
 
2 - Segunda árvore foi a do Pe. Narciso Zanatta o Peregrino, organizada a principio pelo Fidélis Dalcin Barbosa. Avô paterno José Zanatta casado com Maria Dalla Polla tiveram os seguintes filhos: Maximino, Ângelo, Joana, Jordão, Afonso, alberto, Jorge, Alfredo, Terezinha, João e Plácido. Avô Materno Eugênio Zanatta casado com Luísa Cauduro tiverarm os seguintes filhos; Augusta,  Gildo,, Itália, Albina, João, Catarina, Assunta, Antônio, Guerino, Graciosa, Eugênio e Benjamim.  Frei Paulo recebeu através do livro do Pe. Narciso autografado por ele em 09-05-1990 quando trabalhava em São José do Norte. RS -   Pessoa de referência desta árvore é o Senhor Vital Zanatta. Av. Assis Brasil, 3532 . 91.010-003   - fone 3344-2301 vzanatta@poa.zumnet.com.br
3 - Terceira árvore que recebi é de Virgino Zanatta e Angela Búrigo. Filhos: Alcino, Jorge, Herminio, Domingos, Quintino, Ferdinando, Gílio, Tereza, Zeferino, Leonora e Isentina. Esta família é de Criciúma.  Recebi o material da árvore  pela 1º vez    quando trabalhava em São José do Norte –RS, de Jorge Zanatta  Rua Fiuza da Rocha 450, apto 301.  88 801-400 Criciúma -SC   e de  Adelinda Bergmann Zanatta Rua Fiuza da Rocha 450. Apto 301  88 801-400 Criciúma-  SC Porém com sucessivas mudanças extraviei. Escrevi novamente e recebi pela segunda vez em 2001.
 
4 - Quarta árvore genealógica e de Benedeto Zanatta filho de Jacob Zanatta e Paschoa Borzatto: casado com Cristina Veneranda Polli, em 10-06-1886. Filhos... Residiram em Coronel Pilar- RS .                                                 
José Zanatta  casado com Margarida Delazari. Filhos...  Residiram em Nova Brecia – RS.
 Recebi a complementação do dados  em 01-11-2004 Bisavós: Jacob Zanatta e Paschoa Borzatto naturais da Itáilia. Avós: José Zanatta casado com Margharita Dellazari Zanatta. Pais deste casal Olímpio Zanatta nasc 01-12-1912 falec 01-06-1985; casado com Deonorina Bacchi Zanatta: Filhos deste casal. Gema Zanatta falecida, Irene Zanatta Falecida, Marçal Ezequiel Zanatta nasc 10-04-1937 cadado e já falecido, Egídeo José Zanatta nasc 10-041941, casado; Demétrio Carlos Zanatta nasc 12-11-1943 casado, Jorge Valmor Zanatta falecido, Nelson Zanatta nasc 20-09-1948 casado, Lurdes Zanatta de Moraes nasc 18-1-1951 casada, Jorge Alberto Zanatta nasc 22-10-1954.
Dados foram fornecidos por Nelson Zanatta, rua Luiz augusto Puperi – 446 – Centro  99.200-000 Guaporé – RS  Fone 54 443-1599 e-mail michel@tekmidia.com.br;      lojaperfil@ibest.com.br
                                                          Doro Zanatta  os descendentes não foram localizados.
Recebi do organizador Ernani Roque Pedersen.  Rua Coelho Neto, 175/602  92 310 180 Canoas – RS.  Fone (51) 476 3387.  É casado com uma Zanatta descendente da família do Benedeto pedersen@ig.com.br  e  Leda Zanatta Rua Edegar Pires de Castro 4356 casa 19 Bairro Restinga 91787 000 Porto Alegre  - RS  leda@sma.prefpoa.com.br . Helio Zanatta. SQN  309, Bl. O, Apt 511 Asa Norte. 70.755 150 Brasilia – DF  e-mail zanattah@terra.com.br da família zanatta:  www.familiazanatta.net Helio é responsável pelo site da família
5 - Quinta árvore genealógica José Zanatta, Pedro Zanatta Luiz Zanatta 3 irmãos que vieram da Itália. Luiz Zanatta casado com Barbarina Gimelli, que tiveram os seguintes filhos: João, Constante, Aquiles, Ricieri, Fioravante, Antônio, Marieta, Lúcia, Vitória, Júlia, Raquel, Angelina, Luiza, Regina, Libera Italia e Dileta. O pai da Irmã da Irmã Clemes chamava-se João Zanatta casado com Herminia Rufini. Endereço de Irmã Rua Borges do Canto, 1031.  Cx. P. 77.  98 170-000  Tupanciretã. RS. Fone  (55) 272 1378. Ermelino Zanatta casado com Deonilda Pagnusat, Frei Wilson Zanatta residente na Hulha Negra, fone 014 53 249 1012 e 053 99 65 96 24. Recebi em maio de  2003.
Filhos de João Zanatta Casado com Herminia Rufini, Guerino, Manoel, Hermelindo, Ernesto, Maria, Elviar, Colomba. Brbarina (Irmã Clemes), Libera Itália, Luiz Estevâo.
Hermelindo Zanatta casado com Deonilda Pagnossat tiveram os seguintes filhos: Darci Antônio, Adiles Maria, Uldérico Clodovir, Inês, Luiz, Nelson, Frei Wilson, João Carlos e Dilene Clarice.
Bisavós: José Zanatta e Genoveva Mattana Zanatta. Avô Antônio Zanatta, Marieta Gabbi Zanatta;   Pai José Gabbi Zanatta. Filha Raquel Zanatta. Cidade é Frederico Wesphalen e a localidade de onde são os Zanattas, e  Taquaruçu do Sul que fica no interior de Frederico Wesfalen. Adelino Zanatta Rua Duque de Caxias s/nº  98410 000 Taquaruçu do Sul –RS  Fone 55 37 39 11 47;  Endereço Raquel Zanatta Rua Quintino Bocaiúva 344.97 010490  Santa Maria- RS e-mail   raquelzanatta@hotmail.com      Pe. Gilmar Zanatta Rua Pedro Cordenusi 178      98 .550. 000 Redentora – RS    Pedro Zanatta falta descobrir a sua descendência e descobrir que lugar foi morar.
 
6 - Sexta árvore Genealógica Giuseppe Zanatta casado com Appolonia Stefan.Tiveram os seguintes filhos: Luiza Zanatta, Antônio Zanatta, Giovanna Zanatta, Marco Zanatta, Luigi Zanatta, Maria Zanatta, Marçal Zanatta.
Bisavós de Abrelino Zanatta, Rua Pará 96. Bairro Humaitá. 95 700-000 Bento Gonçalves – RS. Fone (54) 452 2231 Recebi este material em outubro de 2003, de Abrelino Zanatta.  Também o prof. Pedro Paulo Zanatta  possibilitou-nos  o diálogo com os integrantes desta árvore.
 
7 – Domenico Zanatta e Lucia Biondo. Que chegaram no Brasil em 1881-  RJ, Navio “Rio da Plata”. Depois foram estabeleceram-se em Linha Figuerira de Mello Ala Sul da Colônia de Conde d’eu Garibaldi –RS
Filhos: Ãngela Zanatta casada com Joâo Pedo; José Zanatta casado com Maria Zanatta: Eugênio Zanatta casado com Tereza Zanatta; João Zanatta casado com Mathilde Deliberali; Rosina Zanatta casada com Alberto Pedo; Emilia Zanatta casada com Quinto Matuella; Emilio Zanatta casado com Margarida Zanatta; Albino Zanatta casado com Angela Bettio; Cesar Zanatta casada com Cezira Zanatta;
Domenico Zanatta casado com Mathilde Deliberali
Recebi esta árvore genealógia 03-05-2004  de Jorge Luiz Zanatta, Residente a rua Presidente Carlos Cavalcanti 239. 80.020.280 Curitiba – PR  Fone  9108 71 43   e-mail  zanatta.agro@bol.com.br
 
8 –  Domenico Zanatta, nascido em 29-01-1853 e  Maria Madalena Coraccin Zanatta nascida em 18-05-1853, Pais de:   Anacleto Angelo Zanatta nascido em Villorba em 13 de julho de 1887 em Veneza; Santa Tereza Zanatta nascida em 23-04-1881. Tiveram mais cinco filhos que morreram ainda criança. Ângelo Doménico (viveu 3 anos) Giovani Guiuseppe (1 ano de idade) Luigi Andréa viveu (menos de 1 ano de idade),  Tereza Carlota  e Giuseppe  viveram apenas 1 ano de idade. O casal Anacleto e Madalena estabeleceram-se numa fazenda São Sebastião da Grama no Estado de São paulo, na divisa de com o Estado de Minas Gerais. Eram agricultores. Com eles vieram 2 a 3 primos que estabeleceram-se  em Divinolândia ( uma pequena vila na divisa de São Paulo com Minas Gerais e também em Sebastião da Grama e outro no Paraná.  Informação dadas pelo Jornalista Carlos Eduardo Zanatta.  Shi OI 27. Conjunto 17. Casa 16 Largo sul 71 675 170 Brasilia – DF.  Fone 61 36 75 060 res  61 32 73 755 – trabalho  e-mail zanattap@terra.com.br Informações recebidas em abril de 2004
 
Bagé, 04-05-2004,   Frei Paulo Fioravante Zanatta
Obs; Consulte o site da família Zanatta: www.familiazanatta.net   e    www.zanatta.com.br
Por favor ajude-nos completar as árvores genealógicas dando todas a informações de sua família.     Abraços de frei Paulo Zanatta
 
 


 
Olá Paulo!
Bem conforme combinamos estou enviando os resultados da minha pesquisa.
Bem, meu avô materno se chama LEONILDO ZANATTA, nasceu em Guaporé, RS, no dia 22/10/1917. Seu pai se chamava MANSUETO ZANATTA, que veio da Itália, e sua mãe, GENOEFFA BALBINOT ZANATTA, nascida em Guaporé. Desta união nasceram, Aurora, Carmem, Alzira, Maria, Gloria, Zenaide, Sigesmundo e Narciso.
Meu avô, Leonildo Zanatta, casou-se com Naylde Haydee, e tiveram três meninas, Leneide, Zuleide e Marleide. E depois do falecimento da primeira esposa casou-se novamente com Terezinha, onde teve mais duas meninas, Denise e Elisa.
Leneide casou-se com Ben-Hur Millan, onde teve Alessandra, Ben-Hur Junior, Cristina e Daniel. Zuleide casou-se com Paulo Ricardo Santini e teve Paula Cristiani Zanatta Santini, Fabiola Candi Zanatta Santini e Ricardo Abdon Santini Neto. Marleide casou-se com Will Roberto Ludwig Lesche.
As meninas do segundo casamento, Denise e Elisa, tbem casaram, mas não recordo os nomes. Por Favor,

Bagé, 14-05-2005
 
Descobri mais algumas coisas sobre minha família.
O Pai do meu bisavo tinha o apelido de Nino Zanatta(provavelmente se chamava
Laurindo, mas não tenho certeza se era este o nome).Ele era da cidade de
Garibalde e teve 14 filhos: Pedro,Julio,Marino,(unico ainda
vivo),Augusto,Valentin,Antonio,Riciere,Guerino,Angelo,
Luiza,Amabile,Carmelinda e Gabriel(este era meu bisavo).Meu Bisavo Gabriel
Zanatta casou-se com Tereza Bertin Zanatta e foram morar na cidade de
Tapejara(RS) e tiveram como filhos: Divino,Terezinha,Gildo(já
falecido),Laurindo(já falecido),Norino(já falecido)Claudio(já
falecido)Ivã(já falecida)Lurdes(já falecida).. Tente ver se consegue
descobris algo mais sobre esta arvore genealogica.
Atenciosamente , Cristhiane Zanatta;
Obrigada!
e-mail  mariabunita_2hotmail.com


Não tenho todos os nomes corretamente, más já vou lhe passar o que tenho na
memória.

Meu Pai: Leonido Dametto Zanatta (1932)
Meu Avô: Ricieri Zanatta
Meu Bisavô: Julio Zanatta
Meus Irmãos:
Jucilene de Fátima Zanatta (1960)
Mariliene Marcon Zanatta (1962) falecida
Jucelino Marcon Zanatta (1964)
eu: JUCENIR MARCON ZANATTA (1966)
Roberto Carlos Marcon Zanatta (1971)

Meus Filhos:
Janaina Telles Zanatta (1994)
Jonas Telles Zanatta (1998)
Joana Telles Zanatta (2001)
Frei Paulo se precisares de um link em nosso site ou mesmo um espa'co
poderemos ceder.
Abraços
Jucenir Marcon Zanatta   
Passo fundo 10-02-2005 
 
MANSUETO ZANATTA
NAPOLEÃO ZANATTA (mais conhecido por Antonio), filho de JÁCOMO Zanatta e Elisabetta Bareia, casado com Angela Sbeghen chegou ao RS na penúltima década do século 19, provindo do norte da Itália (Vêneto? Lombardia?) e teve os filhos:
MANSUETO (que uns dizem ter nascido no navio), Amália, UMBERTO, ELIA, Catharina, Maria, ANGELO, Angelina, FEDELLE, Assumpta, Sibilla e Zelinda.
Mansueto casou-se com Genoveva (filha de Angelo Balbinot e Luiza Cortina), residiu em Evangelista, Serafina Corrêa e Passo Fundo-RS, e teve os filhos:)
Avelina (marido: Orélio Cordaz), NARCISO, Zenaide (Romeu Bundchen), Carmelina (Albino Zonato), Aurora (Astrogildo Zolet), Glória (Nelson Assoni), Elzira (Armindo Grando), Maria (José "Tito" ?), SEGISMUNDO (Serrana Portes) e LEONILDO (Naildes Frediani).
Segismundo teve os filhos RENATO, reside em Passo Fundo, e Leila.
Leonildo teve as filhas Leneide, Zuleide e Marileide.
NARCISO (29.06.1915) casou-se com Dorilda Zambenedetti (09.07.1916), filha de José Vicente Zambenedetti e de Maria Madalena Toniolo (filha de João Batista Toniolo e Maria Luisa Sberse), residiu em Evangelista, Passo Fundo e Porto Alegre-RS, e teve os filhos:
ADENIR FRANCISCO (09.03.1940), administrador de empresa, casou-se com Eda Theresinha Bueno(08.02.), professora, mora em P.Alegre, e tem os filhos Eda Cristina, engenheira, (marido: Jefferson Duarte), mora nos Estados Unidos; Eda Salete (Alexandre de Miranda), juíza em Gravataí-RS; Eda Luciane, odontóloga, (separada), filhos João e Eda Carolina, mora em P.Alegre; EDUARDO Augusto Bueno Zanatta, zanatta@ciber.com.br , e EDISON Bueno Zanatta, ezanatta@zaz.com.br , estudantes de engenharia, moram com os pais;
ADELCIR MANSUETO (18.04.1944), professor (faleceu em 01.01.05), casou-se com Noemia Albuquerque(27.02), professora, teve as filhas Adriana, Eliana, Dulciana e Suzana, moram em São Leopoldo-RS;
IVANIR JOSÉ (21.07.42), aposentado do BB, i.j.zanatta@terra.com.br , casou-se com Elda Lazaretti (Celeste Lazzaretti e Idalina Bassani), residem em Erechim-RS, tem os filhos: ALEXANDRE Lazaretti Zanatta (23.03.68), zanatta@upf.tche.br , professor universitário de Informática, casou-se com Deisi Rodrigues Fuhrmann, psicóloga, atualmente ambos na Espanha onde ele faz doutorado; Ivana Zanatta Kolling(16.03.69), ivana.zk@bol.com.br , odontóloga, casou-se com André Eduardo Kolling, odontólogo, filhos Eduarda e Fernando, residem em Lajeado-RS; e RAFAEL Lazaretti Zanatta (01.12.71) , rlzanatta@clicalpha.com.br , odontólogo, casado com Andréa Mignoni, advogada, residem em Erechim-RS.
Aceitamos qualquer dado a mais ou ressalva.
 
Informações dadas por i.j.zanatta@terra.com.br
 
 
 
 
 
 
 
Meu avo paterno se chama jose zanatta, nasceu dia 26-03-1916, casado com
Adelina Busato Zanatta, (falecida)
eles tiveram os seguintes filhos,
- Marcelino Zanatta (falecido) casado com Aurora, estes tiveram dois filhos,
Shirley Zanatta e Luiz
Carlos Zanatta. Shirley teve uma filha chamada Bruna que levou o sobrenome
do pai que não sei qual eh.
- Olindo Zanatta casado com Iraides, estes tiveram 3 filhos, Adriana
Zanatta, Jucelaine Zanatta e
Erlon Denis Zanata que tem um filho chamado luca zanatta.
-Olegario zanatta casado com elza, estes tiveram 2 filhos. Fernando Zanatta
e Rogerio Zanatta
- Laurindo Euzebio zanata, meu pai, casado com Cristina Zanatta, tiveram
Katia Cristina Zanatta e
eu, LAurindo E. Zanatta Jr. Eu (jr) sou casado com Marilize Katerberg
Zanatta, e no começo de
setembro nascera nosso filho que se chamara Matheus Katerberg Zanatta.
- Armindo Zanatta (falecido) casado com gloria, tiveram 3 filhas Elizandra,
Alessandra e Giselle.
- Irineu Zanatta solteiro
- Armando Zanatta - falecido

Sei tambem que meu bisavo se chamava João Zanatta e teve os seguintes
filhos.
jose (meu avo) Amabile, Maximo ou maximiliano e Joao.
 
Laurindo Zanatta       zanatta_pr@hotmail.com

 
 
 
 
 
 
 
 
Ola frei...
com relação a minha familia, descobri que o nome de meu bisavô era João Zanatta, e este teve 4 filhos, chamados, Amabile Zanatta, Maximo ou Maximiliano Zanatta, João Zanatta e meu avô José Zanatta.
Então este meu avo paterno que se chama jose zanatta, nasceu dia 26-03-1916, casado com Adelina Busata Zanatta, (falecida)
eles tiveram os seguintes filhos,
- Marcelino Zanatta (falecido) casado com Aurora, estes tiveram dois filhos, Shirley Zanatta e Luiz
Carlos Zanatta. Shirley teve uma filha chamada Bruna que levou o sobrenome do pai que nao
sei qual eh.
- Olindo Zanatta casado com Iraides, estes tiveram 3 filhos, Adriana Zanatta, Jucelaine Zanatta e
Erlon Denis Zanata que tem um filho chamado luca zanatta.
-Olegario zanatta casado com elza, estes tiveram 2 filhos. Fernando Zanatta e Rogerio Zanatta
- Laurindo Euzebio zanata, meu pai, casado com Cristina Zanatta, tiveram Katia Cristina Zanatta e eu, LAurindo E. Zanatta Jr. Eu (jr) sou casado com Marilize Katerberg Zanatta, e no começo de setembro nascera nosso filho que se chamara Matheus Katerberg Zanatta. (todos residentes em Guarapuava - PR)
- Armindo Zanatta (falecido) casado com gloria, tiveram 3 filhas Elizandra, Alessandra e Giselle.
- Irineu Zanatta solteiro
todos estes nascidos em getulio vargas - RS
com exceção de minha familia que mora aqui no parana, o restante continua morando em getulio vargas e estaçao no RS.
um grande abraço...
att.
Laurindo Zanatta jr.
 
Bom dia!

Vou ajuda-lo em sua pesquisa:
Alciane Zanatta filha de:
Alberi Zanatta
Lourdes Candatem Zanatta
Irmãos:
Rosider Zanatta
Alvaro Zanatta
Eliane Zanatta
Paulo Cezar Zanatta

Avos:
Constante Zanatta
Victoria Gobbi Zanatta
 
 

Fabio Zanatta

Rua Getulio Vargas, 169
Bairro Bom Jesus – Viçosa – MG
CEP: 36570-000

Fone: (31) 3892 47 91

(54) 348 2138
 
Sobre a parte da família que conheço seguem as informações abaixo.
 
O Pai do meu avô tinha o apelido de Nino Zanatta e teve 14 filhos: Pedro, Julio, Marino (único ainda vivo), Augusto, Valentin, Antonio, Riciere, Guerino, Ângelo, Luiza, Amabile, Carmelinda e Gabriel (avô da Cristhiane).  Falta, portanto, o nome de uma filha que não foi encontrado.
 
O Marino é o único vivo desses irmãos. Vive na comunidade de Santa Ana no interior de Santa Cecília do Sul, município emancipado em 2000, que pertencia a Tapejara. O telefone para contato é (54) 348 2022. Já possui mais de Oitenta anos de idade.
Segundo meu pai, meu avô Antonio Zanatta era segundo primo do Padre Narciso Zanatta.
Tenho uma foto dos irmãos, os filhos de Nino Zanatta, reunidos em frente à casa onde moravam, mas está em outro computador.
 
 
O Antonio casou-se com Irene Maria Bianchin, e tiveram como filhos:
  • Gentil Zanatta, já falecido, casou-se com Lurdes... E tiveram como filhos Gilberto e Roberto. O Roberto Tem uma filha chamada...
  • Angelina Zanatta, que se casou com Geraldo Cadore e tiveram quatro filhos: Ermani, Hélio, Sérgio e Eloi. O Ermani possui três filhos, sendo eles Michel, Érico e Otavio. O Hélio também tem três filhos que se chamam Isadora, Juliana e... O Sérgio também tem três filhos, que se chamam Camila e Pedro.
  • Teresinha Zanatta, que se casou com Luiz Zotti e tiveram três filhos: Leomara, Luciane e Moisés. A Leomara possui dois filhos chamados Deisi e Felipe.
  • Catarina Zanatta, que se casou com José Armindo Pegoraro e tiveram três filhos: Damacene, Denise e Onivaldo.
  • Lurdes Zanatta, que se casou com Jandir Oliboni e tiveram um filho: Carlos Oliboni, já falecido.
  • Luiz Valdir Zanatta, que se casou com Ivanira Brambatti e tiveram dois filhos: Fabio e Edinara.
  • Maria Zanatta, que se casou com Ivalino Brambatti e tiveram duas filhas: Betania e Tatiana.
  • Inês Zanatta, que se casou com Ângelo Bascheira e tiveram dois filhos: Maicon e Marcelo.
 
           
 
 
Gabriel Zanatta, proveniente da cidade de Garibaldi casou-se com Tereza Bertin Zanatta, e tiveram como filhos: Divino Zanatta, Norino Zanatta (falecido), Lurdes Zanatta (falecida), Laurindo Zanatta (falecido), Oliva Zanatta (falecida), Gildo Zanatta (falecido), Cláudio Zanatta (falecido) e Teresinha Zanatta.
 
Divino Zanatta casou-se com Mabília Zanatta e tiveram sete filhos, sendo eles:
  • Elso Luiz Zanatta que se casou com Carmen Sueli Zanatta e tiveram três filhos: Elisanjela Simone Zanatta, Cristhiane Kelly Zanatta e Heberson Luiz Zanatta, sendo que o Heberson Luiz Zanatta possui um filho chamado Luis Felipe de Oliveira Zanatta;
  • Cláudio Zanatta casou-se com Tenoria Zanatta e tiveram três filhos: Mayla Zanatta, Cláudio Zanatta Junior e Maira Zanatta;
  • Vilson Zanatta casou-se com Ieda de Moura Zanatta e tiveram três filhas: Nataly Zanatta, Alessandra Zanatta e Rayssa Zanatta;
  • Neiva Maria Zanatta casou-se com Edson Saraiva e tiveram um filho, Igor Zanatta Saraiva;
  • Neusa Zanatta foi casada com Sérgio Calixto, hoje separados, e tiveram três filhos: Pamylla Zanatta, Bruna Zanatta e Vitor Zanatta.
  • Gabriel Zanatta casou-se com Deyse Riganatto;
  • Joni Zanatta casou-se com Dânia Goulart Zanatta e tiveram uma filha, Jordania Goulart Zanatta.  
 
 
Julio Zanatta também teve muitos filhos. Os lembrados neste momento são: Luiza, Nino, Ovídio.
  • A Luiza foi casada com Arestolino Bascheira e teve como filhos: Hélio, Dico, Titã, Eloir e Luiz Carlos.
  • Ovídio é casado com Iria Scatola, mora em Tapejara e tem dois filhos que moram em Curitiba – PR.
  • Nino é viúvo, tem duas filhas e mora em Curitibanos – SC.
 
 
 
 
OBS: As informações sobre a família de Divino Zanatta foram organizadas por Cristhiane Kelly Zanatta, e-mail: mariabunita_2@hotmail.com
            Quero tentar falar com o Marino para buscar mais informações.
 
Atenciosamente
Fabio Zanatta
 
Boa Tarde Frei Paulo                (recebi este e-mail no dia 20 –07-2005 Frei Paulo Zanatta)
É uma satisfação, e ficamos muito felizes pelo e-mail, alias muita gente ja comentava a respeito de ter Padres e Frei da familia Zanatta.
Acho até que o Senhor talvez queira saber mais sobre nossa familia, aqui vai alguma informações:
Meu nome: Enio Zanatta - Nasci em Palmitos - SC
Eu Enio sou filho de: Jorge Zanatta - Nascido em Encantado - RS
Jorge Zanatta meu Pai é filho de: Angelo Zanatta e Desolina Spessato,
Angelo Zanatta tinha os seguintes irmãos: LUIZ ZANATTA, VICTORIO ZANATTA, CAROLINA ZANATTA, EDUARDO ZANATTA, CECILIA ZANATTA, OLYMPIO ZANATTA, ESTHER ZANATTA E ARCHANGELO ZANATTA. todos esse filhos de JOSÉ ZANATTA, o José Zanatta éra filho de JACOB ZANATTA e PASCHOA BORZATTO .
Hoje nossa familia morra em Primavera do Leste - MT, Rua Piracicaba, 815 - Centro - 78850-000 .
Qualquer coisa passe um e-mail.
Grande abraço
Enio Zanatta
 
e-mail  zanattazanatta@vsp.com.br
Italy -Treviso - Arcade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nasc
Obito
 
 
Nasc
Obito
 
 
Nasc
Obito
 
 
Nasc
 
 
Nasc
 
Paternos
Italia
Urussanga - SC - Brasil
 
Urussanga
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sperandio Zanatta
 
 
1856
22/09/1915
 
Giovanni ou João
1880
 
 
 
 
 
Antonio
 
 Falecido
 
 
 
Moacyr
01/06/40
Adair Adalton
18/03/68
 
Anastasia Gottardo
 
 
 
Angela da Ré
 
 
 
Graciosa
 
 
 
Dorvilia V. Cechinel
 
Silvia DelaBruna
 
 
 
 
 
Matrim - 25/07/1903
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outros irmãos
 
 
 
Outros irmãos
 
 
 
Outros irmãos
 
 
 
Outros irmãos
 
 
Hellen
21/10/75
 
Domenico
 
 
 
Theresa
 
 
 
Victório da 
10/03/27
Falecido
 
João
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Angela    
 
 
 
Luiz
10/03/27
Falecido
 
Ivo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
José
 
 
 
 
 
 
 
Marta
 
 
 
 
 
 
 
 
Elysabeth
 
 
 
 
 
 
 
Otavia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Bartholomeu
 
 
 
 
 
 
 
Maria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jacomo
 
 
 
 
 
 
 
Davina
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Josefina
 
 
 
 
 
 
 
M. Celiria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Valeria
 
 
 
 
 
Maternos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pedro Daré ou Pietro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Antonia de Grava
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mat - 12/02/1877
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contatos : Adair Adalton Zanatta – Criciúma – SC
                 realiza@engeplus.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Triavô: Gio  Batta Zanatta e Maria Biscaro nascido a 17-04-1841, comune di Povegliano Provincia di Treviso.
Bisavô Francesco Zanatta nascido em 27-09-1846 e falecido em 02-03-1927 Carlos Barbosa
Bisavó: Carolina Zanatta; nascida em 16-05-1852 falecida em 17-02-1918 Carlos Barbosa RS
Avô: Fiorvanate Zanatta:  nascido em 23-03-1871 e casados em com Angela Zilio no dia 15 de maio de 1894 em Garibaldi e com Catharina Maggioni em 06-11-1920 em Coronel Pilar, falecido em 16-12-1931 município  de Sério - RS
Avó Catharina Maggioni nascida em 28-01-1879 casada em 06-11-1920, falecida em município de Sério 28-12-1839
Pai Luiz Zanatta: Nascido em 23-08-1923 e casado em 29-07-1950  e falecido em 08-11-2004 em Porto Alegre –RS era com Norma Clementina Catharina Corbellini Zanatta
 
 
 
 
 
 
Triavô; Giuseppe Maggioni e Catterina Carozza,
Do  meu Bisavô; Adamo Luigi Maggioni, 17-02-1843 em Palazzago – BG, falecido 16-08-1931, em Imigrante – RS,   casado a 14-12-1873, em Como – BG, com  Angela Milani, filha de Antônio Milani e  Maria Cattaneo.
Avó Catharina Maggioni nascida em 28-01-1879 casada em 06-11-1920, falecida em município de Sério 28-12-1839
Avô: Fiorvanate Zanatta:  nascido em 23-03-1871 e casados em 06-11-1920 em Coronel Pilar, falecido em 16-12-1931 município  de Sério
Pai Luiz Zanatta nascido em 16-08-1923 na linha Azevedo Castro. Certidão de nacimento encontra-se no cartório de Imigrante. Casado em 29-07-1950 com Norma Clementina Catharina Corbellini Zanatta em Garibaldi.
 
 
 
 
 
 
 
Tataravô: João Batista Corbellini nascido em 1789 em San Daniele Po (Cremona) ou Parrocchia di S. Daniele, casado com Olimpia Capelli em 17-05-1820
Triavô (ó) Luigi Corbellini nascido em 20-10-1823 casado com Tereza Aimi em 05-02-1851 imigraram para o Brasil em 1879
Bisavô:  Antônio Imério Corbellini nascido em 15-04-1868 batizado em 19-04-1868
Bisavó: Catharina Vedovato nascida... e falecida em 18-10-1910
Avô: Paulo Corbellini nascido 01-02-1899 em e falecido em 05-02-1974
Avó: Adele Ficagna: Nascida em 15-01-1899 linha Graciema  falecida em Garibaldi 14-07-1948
Casados no religioso em 13-09-1924 e no cívil em 22-11-1924.
Mãe: Norma Clementina Catharina Corbellini nascida a 06-07-1925 e casada com Luiz Zanatta em 29-07-1950
 
 
 
 
Tartaravô: Giacomo Ficcagna
Tartaravó: Anastasia Ficcagna
Triavô: Francesco Ficcagna nascido em 1847 e falecido em 11-09-1919 no 15 da Graciema com 72 anos de idade
Triavó: Lubian Pettonilla
Bisavô materno Antonio Ficcagna nascido 25 julho 1874 em Agugliaro provincia de Vicenza (AN) e falecido 18 –06- 1946 No 15 da Graciema, Bento Gonçalves- RS com 64 anos de idade
Bisavó: Clementina Martinelli filha de Bernardo Martinelli e Magdalena Martinelli
Avó: Adele Ficagna: Nascida em 15-01-1899 linha Graciema  falecida em Garibaldi 14-07-1948
Avô: Paulo Corbellini nascido 01-02-1899 em e falecido em 05-02-1974
Norma Catharina Clementina Corbellini 06-07-1925 casada com Luiz Zanatta em Garibaldi em 29-07-1950
 
 
 


Bagé, 27-07-2005

Estimados Dani e amigos zanatta

Paz e Bem

 

       Aqui vou bem e assim espero o mesmo de todos vocês. Meus amigos gostaría de pedir uma ajuda para identificar  Gacob Zanatta casado com Tereza Zanatta, filho de João Batista Zanatta e Maria Biscaro, nascido em Povegliano em 11-07-1854. Residiu em Carlos Barbosa –RS, mas atualmente não temos conhecimento de nenhum de seus descendentes. Era irmão de meus Bisavô Francesco Zanatta. Gostaria de identificar alguns membros de sua família.

Abraços de Frei Paulo Fioravante Zanatta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ata do 5º Encontro da Família Zanatta  – Jacarezinho

 

 

         Aos dezesseis  janeiro de dois mil e cinco reuniram-se os membros da família Zanatta na cidade de Encantado comunidade de Jacarezinho. Às 8,30h da manhã as pessoas foram recepcionadas no salão paroquial com um café, chá, cuca, biscoitos, grostoli etc. Todos os participantes foram credenciados a partir do seu bisavô. As 10,15h foi celebrada a Santa missa pelo Frei Paulo F. Zanatta. A Missa foi animada por liturgistas e pelos violeiros da comunidade. Após a missa foi tirada uma fotos das árvores genealógicas dentro da igreja para gravar bem o 5º encontro. Ao meio dia foi servido churrasco e bifes de saladas a vontade. Durante o almoço os parentes procuraram conversar bastante, trocando idéias e conhecendo mais as histórias dos antepassados. O almoço foi servido por garçons da comunidade . Logo após o almoço a equipe organizadora começou a sortear brindes entre os participantes.  .Após o sorteio dos brindes aconteceu a apresentação de números artísticos, cânticos italianos. A comissão organizadora composta das seguintes pessoas A equipe organizadora trabalho incansavelmente para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Os Zanattas vindos de todos os lugares  o encontrarão em sua comunidade no próximo ano, porém já convidaram a todos para participar de seu encontro. Ficou decidido que os Zanatta farão o encontro de dois em dois anos.  Em 2007 os Zanattas participarão do 6º festa contando com representantes vindos dos mais diversos lugares.  Calcula-se que umas 700 pessoas marcaram presença do 5º festa. Durante o dia passou-se hora bem descontraída e de troca de experiências. Destacaríamos  trabalho de Organização do Sr. Ernani Roque Pedersen e organizar em todos os encontros desta grande família organizar os dados e assim disponibilizá-los para os descendentes Zanattas.  Participaram do encontro membros de quatro árvore genealógicas diferentes, porém sentiu-se a ausência de Zanattas que moram perto, no entanto muitos vieram de ônibus de Progresso, Ibirubá, Lajeado Garibaldi, Coronel Pilar etc. Esperamos que na próxima festa possamos nos conhecer mais resgatando as nossas raízes, pois quem não conhece sua própria história está sujeito a repeti-la. Obrigado a equipe organizadora e a todos que trabalharam na festa, tornando o sonho do 5º encontro em realidade. Rogamos que a Sagrada Família de Nazaré abençoe a todos os Zanattas. Rogamos ao Pai do céu que nos conceda o espírito fraterno de encontrarmo-nos  sempre como irmãos. Pensou-se no próximo encontro em Tapejara ou Pouso Novo. Porém não tem nada definido?

 

                                                                                 Comissão da Festa

 

 

 

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia.
Sou Dulciana Elis Zanatta, filha de Adelcir Mansueto Zanatta, que é neto do imigrante Antonio Mansueto Zanatta. Tenho informações de descendentes da nossa família para atualizar neste blog. E-mail: dulcianazanatta@hotmail.com