sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

FAMILIA ZANATTA - HISTÓRICOS

FAMÍLIA  ZANATTA - HISTORICOS

         Entre os inúmeros imigrantes italianos que começaram a vir ao Brasil na década de 1870/1880, destacam-se também os de sobrenome Zanatta. Nossa intenção pretende registrar o que se sabe sobre a vinda de 3 (três) irmãos: Detto (Benedetto), Doro (Isidoro ou Teodoro) e Bepi (Giuseppe). Por terem sido dos primeiros italianos a pisarem o solo brasileiro, existem deficiências nos registros desses primeiros imigrantes, restando relatos transmitidos a descendentes, porém de forma verbal, e assim não têm a consistência necessária. Além disso, o presente relato se atém a esses imigrantes, pois como é sabido ocorreu a entrada de mais de 400 outros imigrantes com o sobrenome “Zanatta” ou “Zanata”.
         Como os citados vieram solteiros para o Brasil, os primeiros documentos se referem a seus casamentos e óbitos, e assim já conduzem a algumas certezas. Seus documentos pessoais (se os tinham), não foram guardados, gerando dificuldades.
         No caso de Benedetto e Giuseppe, atualmente já se tem certidão dos registros de nascimento na Itália (Povegliano - Província de Treviso), permanecendo pendentes o conhecimento da época de chegada ao Brasil, entre outras.
         Para ilustrar conta-se (Arcângelo – filho de Giuseppe) que teriam vindo os três irmãos junto com uma irmã casada, porém desta não se tem qualquer informação. Como esse é um relato isolado, que não é confirmado por outras pessoas, não se avança com essa hipótese. Sobre as condições na Itália, que motivaram essa aventura de virem para a América tentar o futuro, também permanecem lacunas, que podem ser preenchidas com informações de outras famílias com histórias similares.
         Outro aspecto se refere ao destino de “Doro”, que teria se desentendido com um irmão (possivelmente com Benedetto), e assim tomado um rumo diferente. No entanto, consta que teria dito a seus amigos que também deixou: “Se me gué visto, me gué visto; se no me gué visto, no me vede piu!” (Quem me viu, me viu; quem não me viu, não me verá mais!). As razões exatas do desentendimento (briga) não são bem conhecidas, nem a que nível chegaram, pois os relatos são desencontrados. Parece que de concreto é que houve um desentendimento, e isso teria gerado o “sumiço” de Doro. Sobre seu destino existem hipóteses das mais variadas, que vão desde um retorno à Itália, que haveria rumado para a Argentina, ter-se-ia radicado na região de Erechim/Getúlio Vargas, e outras mais.
         Quanto à história de Benedetto, conhecido como “Moro”, existem documentos como a certidão de nascimento (italiana), dos fatos ocorridos no Brasil, como o casamento, óbito. Nascido em Camaló, Comuna de Povegliano (Treviso) em 26.04.1854, casou-se já aqui no Brasil com Cristina Veneranda Poli, em 15.06.1886. Cristina também imigrante italiana, casou-se com 20 anos de idade, e era filha de Pedro Poli e Carolina Bresciani. Benedetto e Cristina tiveram 10 filhos, e moraram inicialmente em ‘Costreale’ e depois em Coronel Pilar (“Sessanta”), de onde seus filhos se espalharam por diversos locais do Rio Grande do Sul. Atualmente seus descendentes encontram-se nas mais variadas partes de todo o Brasil. Benedetto faleceu em 05.10.1932, com 78 anos de idade.
         Quanto a Giuseppe (José), com 13 anos menos do que Benedetto, nasceu em 14.08.1867, na Comuna de Povegliano (Treviso-Itália), casou-se com Margarita Delazzari, filha de  Giacinto Delazzari e de Anna Girardi, nascida em 28.04.1873, também em Povegliano. Margarita faleceu em 06.07.1943, com 73 anos de idade, enquanto que Giuseppe já falecera em 08.05.1930, com 63 anos. Atualmente já  se conseguiu as certidões de nascimento de ambos, fornecidas pelas autoridades de Povegliano (Itália). Giuseppe e Margarida residiam inicialmente em Coronel Pilar-RS, e posteriormente em Sagrada Família (interior de Nova Bréscia), onde nasceu a maioria de seus 13 filhos.
         Ouvindo-se relatos de Clementina (esposa de Arcângelo), que sua mãe teria vindo ao Brasil com a idade de 8 anos, numa viagem de navio de 6 meses de oceano. Na Itália suas condições de vida seriam como as dos favelados (bóias-frias) de hoje. Trabalhavam para os senhores possuidores de terras, recolhendo espigas extraviadas de trigo, que depois debulhavam e misturavam com feijão para cozinhar. Deduz-se que as condições de vida eram difíceis.
         Outros dados de ambos esses irmãos, estão sendo obtidos de pessoas que os conheceram, bem como está sendo elaborado um levantamento de todos os seus descendentes.

HISTÓRICO DOS ENCONTROS REALIZADOS

         Já se realizaram alguns encontros da “Família Zanatta”, nas seguintes datas e tiveram as participações que relatamos a seguir.

Pré-Encontro – em 10.12.1995. – Ibirubá - RS
         Na verdade consistiu somente de familiares (12 filhos, netos e bis-netos) de Eduardo Zanatta (um dos filhos de Benedetto – “Moro”), casado com Adolfina Pezzini) e objetivava reunir a família “como no tempo em que o pai e a mãe viviam”. Aproveitou-se uma ocasião em que os que moravam mais distante (Tocantins) se encontravam em Ibirubá.  Reuniu em torno de 70 pessoas, no CTG (próximo do Silo), quando estavam presentes todos os doze filhos. Este encontro foi inspiração para os posteriores encontros de família.

  Encontro em 27 / 12 / 1998. -  (Arroio Grande – Selbach – RS)
         Motivados pelo encontro acima, os descendentes de Eduardo e seu irmão Adolfo resolveram fazer um encontro reunindo as duas famílias, pois haviam residido próximas uma da outra no interior de Ibirubá (Santo Antonio do Triunfo). O encontro realizou-se na vila Arroio Grande (Selbach) onde se concentrava um grande número de descendentes. Já, a partir dali, deu-se início à feitura do rol de descendentes de Benedetto. Aproximadamente 100 pessoas se reuniram nessa festa realizada no Salão das Três Comunidades. Foi organizado por um grupo liderado por Lair Zanatta.

2º Encontro em  07/01/2001 – Ibirubá – RS  (AABB) 
         Realizado com descendentes de Eduardo e Adolfo (de Ibirubá), de Felice e José (Coronel Pilar) e de Luiz e Jacó (de Progresso). Reuniram-se em torno de 150 pessoas.  Foi a primeira vez que se agregaram descendentes de outros filhos de Benedetto, provindos de Progresso e Coronel Pilar. Decidiu-se ali que o próximo encontro se realizaria em Progresso, e que seria no início do ano seguinte (2002).



3º Encontro em 06.01.2002 – Progresso – RS  (Salão Paroquial)
Organizado por descendentes de Jacó e Luiz, reuniu em torno de 200 pessoas. Pela primeira vez incorporaram-se outros “Zanatta”, não descendentes de Benedetto e que haviam tomado conhecimento do encontro. Assim participaram pessoas de Progresso, de Canoas, Lageado além dos que já vinham participando. Enquanto isso perguntava-se por descendentes dos outros irmãos de Benedetto (Bepi e Doro) , sem chegar-se a conclusões.  Houve uma participação maior de pessoas provindas de Coronel Pilar, considerado o berço da família de Benedetto e de Giuseppe. Por essa razão decidiu-se que no início de 2003 far-se-ia o encontro em Coronel Pilar, considerando que dali haviam saído todos os descendentes.  

4º Encontro em 05.01.2003 – Coronel Pilar – (Salão Paroquial) 
         Com esse encontro chegou-se ao centro irradiador da família de Benedetto. Ali já se lembrou que tudo o que se fazia também se vinculava à família Poli, pois Benedetto era casado com Cristina Veneranda Poli, imigrante como ele.
         Junto a isso houve uma grande afluência de descendentes de outros ramos de “Zanatta”, o que deu maior importância à festa. Embora já estar colocada a questão de descendentes dos outros dois irmãos, continuava a busca, e de pessoas que não estavam distantes, como se verificou mais tarde.
         O clima do encontro foi de muita animação, reunindo em torno de 350 pessoas, cuja previsão fora de 400. Houve uma saudável integração, apresentações artísticas. No geral foi muito bem preparada pelo grupo responsável em Coronel Pilar. O importante que abrangeu quase a totalidade de descendentes de Benedetto. A exceção foram os descendentes de Pascoína. O destaque foi a “casa de pedra”, que teria sido construída e ocupada por Benedetto.
         Neste encontro decidiu-se que far-se-ia um novo encontro geral dentro de dois (2) anos, e que dentro de um ano seriam feitos encontros regionais localizados, por exemplo, em Ibirubá, Progresso e Coronel Pilar, pois o envolvimento era muito grande, para que se realizasse anualmente. No entanto, esse encontro somente aconteceu em Ibirubá, mas que serviu para que a primeira vez descendentes de Pascoína viessem a tomar parte de evento desse natureza.
         Como houve uma divulgação maior (inclusive jornais), este fato foi percebido por descendentes de Giuseppe (irmão de Benedetto), que depois do encontro se manifestaram, ocasionando a ampliação do leque de parentes reconhecidos como mais próximos. Na verdade existem muitos descendentes de “Zanatta” imigrantes, mas estabelecer o grau de parentesco fica difícil, e como se diria, este parentesco somente pode ser estabelecido “pondo o pé na Itália”, ou seja buscando na Itália o grau de parentesco dos imigrantes.

         5º Encontro – 16.01.2005 – Jacarezinho  - Encantado – RS.
         No entanto o 4º encontro desencadeou aquilo que se buscava, ou seja, a localização de descendentes de Giuseppe, irmão de Benedetto. A divulgação ocasionou que descendentes de Giuseppe entrassem em contato com os de Benedetto, já em janeiro de 2003. Confirmado o parentesco, iniciou-se a aproximação com visitas, com pequenos encontros de líderes, buscando inicialmente fazer a relação dos descendentes. Tudo isso levou a que despertasse o anseio por um encontro maior reunindo ambas as famílias, bem como outros “Zanatta” que quisessem, como já vinha acontecendo.
         Assim sendo, definiu-se uma equipe de coordenação, que realizou diversas reuniões preparatórias. Decidiu-se pela data de 16.01.2005, e pelo local de Jacarezinho – bairro de Encantado – RS, e que além de dispor de infraestrutura para tais eventos, também é um local central, isto é, próximo da residência de muitos descendentes, bem como conhecido da maioria dos que se fizerem presentes.
         Com essa decisão o Encontro da Família Zanatta tomou proporções que aglutinaram muitos outros descendentes além dos de Benedetto e Giuseppe (Descendentes de “Doro”, o outro irmão, se os há não se tem conhecimento.) Neste encontro já tomaram destaque os descendentes de Francesco Zanatta e Carolina Zanatta que chegaram provindos da Itália em torno de 1882/3. Chegaram com 5 filhos (um já falecera na Itália), e aqui tiveram outros 3. Frei Paulo F. Zanatta é descendente de Francesco. Assim, também outros “ramos” de “Zanatta” compareceram com participação de bom número.
         No dia 16.01.2005, a festa começou com uma boa recepção, onde os que chegavam eram acolhidos com café, chá, cuca, biscoitos, grostoli, salame, queijo, chimarrão, etc, fazendo um desjejum. Neste clima os conhecidos se saudavam, outros se davam a conhecer, identificando-se. Enquanto isso havia o credenciamento, a partir dos nomes dos imigrantes, como avôs e bisavôs. Houveram algumas dificuldades para tanto, pois haviam muitos antepassados com nomes idênticos, como Giuseppe, Luigi, Giovanni e outros. No final tudo se ajeitou, com muita animação por parte de todos, já que se sentiam irmanados pelo acontecimento.
         Às 10,45 hs foi celebrada a Santa Missa, presidida por Frei Paulo Zanatta e animada por liturgistas, violeiros e cantores da comunidade. No final da missa foram tiradas muitas fotos dentro da Igreja para marcar o acontecimento. No entanto 3 delas foram básicas. Uma com os descendentes de Benedetto Zanatta, outra com os descendentes de Giuseppe Zanatta, ou seja, os dois irmãos inicialmente mencionados. Uma terceira foto contemplava os descendentes de “Zanatta” de outros ramos.
         Ao meio dia foi servido um excelente almoço, com churrasco (gado, porco, galeto, etc), buffê de saladas e outros acompanhamentos (pão, cuca, etc). O serviço foi prestado pela comunidade de Jacarezinho, com churrasqueiros, garçons e uma equipe de prestimosas senhoras.
         Após o almoço foram sorteados prêmios de rifa, brindes entre os participantes. Seguiram-se apresentações pessoais, de números artísticos, cantos  italianos entre outras atrações, descontraindo a todos. A comissão organizadora  trabalhou incansavelmente para o sucesso do evento. Verificou-se que em torno de 700 pessoas compareceram a este encontro, provindos de muitos estados brasileiros, notadamente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Embora isolados, compareceram representantes de Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e outros. De diversas localidades, como Ibirubá, Progresso e Coronel Pilar vieram caravanas em ônibus. Outros ainda de condução própria.

Decidiu-se que o próximo encontro, ou seja o sexto, se realizará em 2007, 

com intervalo de 2 anos, candidatando-se as cidades de Pouso Novo e Tapejara.
Uma decisão posterior definiria a escolha do local.
         Algumas semanas após o encontro fez-se uma avaliação do mesmo. No que tange à recepção, o café colonial foi excelente, a identificação foi boa e o chimarrão atendeu às expectativas. Faltou microfone para os anúncios. Muitos não assinaram o livro de presença. O atraso do início da missa foi compensado pela sua animação. A rifa efetuada deu bom resultado. O almoço estava bem servido e de boa qualidade, faltando, no entanto, a sobremesa. A animação poderia de sido melhor. Os organizadores deveriam portar um crachá diferente. No geral considerou-se “muito bom” para um encontro de 700 pessoas.
          Encontro – 14.01.2007 – Pouso Novo – RS
         Após a avaliação do 5º Encontro, efetuou-se um nova reunião dos membros da comissão com um grupo de pessoas de Pouso Novo, quando ficou escolhida esta cidade para a realização do 6º Encontro. O grupo da cidade assumiu a festa, que seria servida e administrada pela comunidade católica, embora houvesse uma relativa demora na definição deste aspecto.
         Obteve-se o patrocínio na confecção de adesivos para automóveis, que foi novamente providenciada pelo Sr. Mauro Zanatta, de Selbach (RS).  Quanto aos convites houve o patrocínio do Sr. Ari Zanatta, da Zanatta Seguros, de Canoas (RS).
         Depois de diversas reuniões ficou estabelecido o dia 14.01.2007 para a realização da festa, enquanto que a comunidade assumiu o fornecimento do almoço e as demais atividades foram de responsabilidade da comissão da festa. Como novidade houve a confecção de uma camiseta alusiva à Família Zanatta, cujas unidades vinham sendo vendidas anteriormente e também durante o  encontro. Na parte da frente com um brazão da Família Zanatta, e na parte de traz os dizeres: “Sou feliz! Faço parte da Família Zanatta.” Inicialmente foram confeccionadas 500 camisetas, e posteriormente outras 100.
         Cuidou-se da divulgação do encontro, fazendo-se uma visita a Passo Fundo e outra a Linha Garibaldi, em Coqueiro Baixo (rs). Foram feitas divulgações em programas de rádio e em jornais, com menção especial ao Correio Riograndense, devido ao seu alcance nacional.
         O dia iniciou com a recepção dos participantes do encontro, proporcionando-lhes um café, com cucas, doces, salgados, salame, queijo e outras novidades. Simultaneamente fazia-se a identificação dos convidados, muitos assinavam o livro de presença, enquanto se integravam e se davam a conhecer.
         Depois dessa alegre convivência inicial, todos se dirigiram à igreja para a santa missa, quando o pároco local, Frei Elói, assumiu o controle, tentando uma integração entre os presentes. Concelebrou Frei Paulo F. Zanatta e houve um boa participação de todos, especialmente na condução da liturgia (cantos, leituras, ofertório, etc), porém o pároco praticamente não permitiu a manifestação de Frei Paulo, monopolizando  a condução da cerimônia. Frei Elói lembrou que os símbolos trazidos para o ofertório eram instrumentos de trabalho dessa gente desbravadora dessa região.
         Logo após, ao meio-dia, foi servido o almoço pela comunidade, que era regado às mais variadas bebidas. De forma geral o almoço foi muito apreciado, com uma mesa farta composto de churrasco, galeto, massa e todos puderam servir-se a vontade, inclusive com sobremesa de frutas. Do evento participaram em torno de 500 pessoas, sem contar os que serviam.
         Depois do almoço houve o sorteio de brindes entre os participantes, constituindo-se num dos pontos altos desse encontro. O sorteio mais esperado estava previsto para um garrafão de vinho, mas que o pároco Frei Elói passou a mão e não mais devolveu. Para a descontração houveram apresentações de números artísticos de diversos componentes da Família. Com a animação de conjunto musical local, houve um “baileco” com muita dança. 
         Faltou a apresentação de colaboradores como os patrocinadores de adesivos e convites.
         A partir da meia tarde as pessoas foram se retirando, com retorno para suas casas. O próximo encontro deverá acontecer em Carlos Barbosa, Linha 12 e/ou 19, que é berço de parte da grande Família Zanatta naquela região. Ficaram responsáveis o Sr. Hilário Zanatta, D. Antonina Baldasso e outros componentes da família em Carlos Barbosa e Garibaldi.





         7º Encontro – 18.01.2009 – Carlos Barbosa – RS
         1ª reunião – Setembro/2007 - Escolha de membros para a Comissão. Presentes: Hilário Zanatta, Maria Zanatta, Otávio e José Taufer, Erzelino, Marcos e Lauro Zanatta, Terezinha Hanauer, Antonina Baldasso, Ana Zanatta Alberton, Maria Antônia Zanatta Zanette.
         2ª reunião -  17/05/2008 – Com base em trabalho interno da comissão já se definiram 3 comissões: Comissão Cultural – Encarregada da parte cultural como exibição de talentos. Comissão Religiosa – Encarregada da celebração e da história da família – Comissão da Festa – Encarregada dos festejos, recepção, identificação, almoço. Foram apresentados os trabalhos já desen-volvidos, bem como a importância de se dispor de um “animador”. Pode-se dar destaque às peculiaridades dos município, como produtos, empresas, etc. No que Carlos Barbosa tem renome nacional.
         Na semana anterior ao Encontro (10.01.2009), fez-se uma reunião para ultimar os detalhes do encontro. Estavam definidas as pessoas encarregadas, avaliou-se a quantidade de pessoas que viriam, os convites haviam sido distribuídos, o programa do dia também organizado, bem como outros acertos foram devidamente colocados.
         Acontecimentos do Encontro:
         a) Ata elaborada por Frei Paulo Fioravante Zanatta, celebrante da missa.
“ Aos dezoito de janeiro de dois mil e nove, dia muito bonito, no município de Carlos Barbosa (RS), na Linha Dezenove, aconteceu a sétima festa da Família Zanatta. A Comissão Organizadora reuniu-se diversas vezes na residência de Norma Corbellini Zanatta, em Garibaldi (rs), onde foi organizado que nesse dia do encontro houvesse uma equipe para recepcionar os visitantes do encontro e cadastra-los. Após seria servido o café (colacion) para os Zanattas que vieram de longe. Às 10 horas foi celebrada a missa campal em frente da gruta Nossa Senhora de Lourdes,presidida pelo Frei Paulo F. Zanatta e animada pelo coral da Família Zanatta e transmitida pela rádio Garibaldi. Quatro casais, representando os pioneiros da Família Zanatta da Linha Dezenove e Linha Doze foram conduzidos de trator cantando o canto “Mérica, Mérica..” e trajados à forma dos antigos, conduziram o povo que se encontrava em frente do salão e da igreja até a gruta. Frei Paulo, descendente da família de Francesco Zanatta, destacou a importância de “conhecer novos familiares para vivenciar novas relações fraternas”. Foi destacado o valor da fé, da vida cristã, o amor e a vivência de todos os valores cristãos. Após a comunhão, Marcos Luiz Zanatta deu a palavra ao atual Prefeito Municipal de Carlos Barbosa, Fernando Xavier, que agradeceu a presença de todos no município. Hilário Zanatta destacou a importância dos casais pioneiros Giacobe e Tereza Zanatta, Antonio Zanatta (pai de José Zanatta- o Bepão), Francesco e Carolina Zanatta. Também não podemos esquecer os descendentes de Coronel Pilar: Benedetto e Giuseppe. Após a benção final os casais representando os pioneiros imigrantes italianos, conduziram a todos de volta ao salão onde seria servido o almoço, outros permaneceram batendo fotos e conversando, conhecendo-se melhor. Antes do almoço, Frei Paulo rezou e abençoou os alimentos que foram preparados com muito amor pela comunidade. Foi servida sopa de capelletti, recheio (pien), carne cozida (lessa), saladas e churrasco. Após o almoço de confraternização começou a apresentação de show de talentos da família Zanatta. Foram apresentadas musicas, seção de piadas, canto e danças, etc... Também aconteceu um rifão e vendas de camisetas com sorteio, com a finalidade de cobrir as despesas da festa. Foi feita uma rifa de um quadro de gruta Nossa Senhora de Lourdes. Foi tirada uma foto da comissão organizadora desse 7º Encontro da Família Zanatta. E no final dos shows dos talentos houve a apresentação do grupo “Vanti em Drio”, com uma boa participação do público. No final do Encontro foi anunciada a escolha do novo local da festa dos Zanatta, que será em Tapejara,em 2011.  Pela Comissão Organizadora, Frei Paulo Zanatta.”
         Além dos fatos narrados na ata acima, cabe destacar que reuniram-se em torno de 500 (quinhentas) pessoas, provindas de Carlos Barbosa e Garibaldi, principalmente. Cabem destaques especiais as caravanas de Tapejara, e Passo Fundo, e ainda de Caxias do Sul, Ibirubá/Selbach, Grande Porto Alegre entre outras.
         Já a partir das 9 horas começaram a chegar os convidados, que iam sendo recepcionados pela comissão e devidamente cadastrados. Simultaneamente participavam da “colacion”, com café, chá, vinho, doces, cucas, bolos e outras guloseimas à escolha de todos. As pessoas mais idosas recebiam um tratamento condizente com sua situação, quer como cadeiras para sentarem, atenção na conversação.
         Muitas pessoas procuravam localizar-se dentro das diversas famílias e procuravam a comissão organizadora para obterem informações. Muitos conseguiram situar-se dentro das diversas famílias de imigrantes, bem como outros trouxeram informações que auxiliaram na elucidação de dúvidas quanto a informações esparsas disponíveis, criando um nexo entre elas.
         Para o bom andamento, a comunidade local se encarregara de servir o almoço, bem como fornecer as bebidas. Foi um excelente almoço, com uma grande variedade de alimentos.
         Um aspecto importante foi a exposição de fotos, “árvores genealógicas” e outras informações disponibilizadas aos participantes do encontro.
         A partir da meia-tarde os visitantes iniciaram o retorno para suas casas, porém, muito satisfeitos e dispostos a participarem de outros encontros.
         Avaliação do Encontro: 08/03/2009
         A Comissão Organizadora reuniu-se para avaliar o Encontro. Fez-se uma análise de todo o transcorrer do encontro.
- Divulgação: Houve uma boa pré-divulgação na rádio, gerando comentários na cidade. Os jornais ficaram ausentes.
- Recepção: Faltou mais gente acolher os participantes, com dificuldades no cadastramento das pessoas. Quanto à “colacion”, esta esteve boa, porém esqueceu-se o vinho. Houve atenção especial para pessoas idosas.
- Missa: “De verdade” foi a qualificação. Frei Paulo presidiu muito bem, e o fato positivo foi que o povo presente prestou atenção às mensagens. Cantos animados, local sugestivo e adequado, com transmissão pela Rádio Garibaldi. As encenações feitas foram boas, pela colaboração do Grupo “Vanti in Drio”. Tendo em vista que a missa foi em local separado do salão, pela estrada (asfalto), a Brigada Militar colaborou com sua presença.
- Almoço: Excelente, variado, gostoso, embora a dificuldade em fazer a previsão antecipada da quantidade de pessoas. Reuniu em torno de 500 pessoas.
- Venda de camisetas: Foi satisfatória, porém muitos gostariam de adquirirem de outras cores. Poder-se-ia incrementar com outras coisas, como lembranças, produtos locais, etc.
- Programa cultural: Esteve sempre presente, desde a recepção, em especial na missa, e posteriormente após o almoço. A boa apresentação do grupo “Vanti in Drio” divertiu os presentes. A dificuldade fica por conta da condução do microfone, com a falta de “animador de ofício”.
- Apresentação do Município: Considerando a projeção nacional do município, não foi expressiva a exposição das coisas locais, como Tramontina, Santa Clara, ACBF, entre outras.
- Balanço Financeiro: Apresentado pelo tesoureiro (Sr. Taufer) mostrou-se positivo, diante das receitas e despesas ocorridas.




         Encontro – 16.01.2011 – Tapejara – RS
       Conforme fora previsto no encontro anterior (18.01.2009 – Carlos Barbosa), a Família Zanatta, em Tapejara – RS, assumiu a realização do próximo encontro. Assim, iniciaram o planejamento prévio, e realizando: 
         1ª Reunião preparatória – 20.03.2010.
         Sob a liderança da Iria Zanatta, a família local convocou uma reunião para o dia 20.03.2010, tendo convidado e compareceram o Sr. Hilário Zanatta e esposa Maria, o Sr. Otávio Taufer, bem como o Sr. Ernani Roque Pedersen e esposa Ieda. Assim, nas dependências do Salão Paroquial estavam reunidos os lideres da comunidade Zanatta com os convidados citados. Inicialmente, a pedido dos presentes, o Sr. Hilário expôs como fora a organização do último encontro, com as diversas comissões, suas atribuições. Em linhas gerais, como haviam se organizado para acolher os visitantes. Houveram ainda outras recomendações, quanto ao local, som, programa, condução do encontro.
         Após debates e sugestões, ficaram previamente definidos os seguintes aspectos: a) Data do Encontro: 16 de janeiro de 2011 (16.11.2011); b) Local do encontro: CTG da cidade, pela localização, espaço e terceirização do almoço;  c) Preço de participação – R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa.        
         Quanto ao custo do encontro, pensou-se nos patrocínios possíveis, como para adesivos, elaboração de convites, presentes, e outros. O Sr. Ernani ficou de verificar inicialmente o patrocínio dos adesivos, que sempre já haviam sido custeados pelo Sr. Mauro Zanatta (Empresa MAZAN) de Selbach-RS. Também o comércio a e indústria locais deveriam ser procurados, especialmente onde se envolvem pessoas da Família Zanatta.
         Ao meio-dia houve almoço, com uma confraternização dos presentes. À tarde o Sr. Ernani aproveitou para obter informações sobre descendentes das famílias de Guerino Zanatta, Eugênio Zanatta e José Zanatta, originárias de Carlos Barbosa.

Nenhum comentário: