sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Os Filós


Os filós

Na história – Os imirantes italianos, movidos pela distância da terra natal e pela fé cristã, se reuniam para compartilhar experiências, trocar informações, dialogar, cantar, divertir-se e cultivar amizades. Essas reuniões entre famílias vizinhas ficou conhecida como filó (serões)

A saudade era imensa, mas graças à fé, alegria e união, conseguiram força para levar adiante a vida nova em terras desconhecidas. “Após a longa jornada de trabalho na roça, os colonos se reuniram em família, na casa de vizinhos, sempre à noite, para descontrair a aliviar o peso dos dias de trabalho”, descreve Vanice Dal Magro, dirigente de turismo.

Nesses encontros, as mulheres se reuniam para falar de educação dos filhos e dos acontecimentos da comunidade e para fazer artesanato. Elas não se envolviam nos assuntos dos homens, reuniam-se em outros ambientes para conversar (ciacolar) sobre a família, lide domésticas, culinárias etc. Ao mesmo tempo, trançavam a palha de trigo, utilizada para confeccionar chapéus e cestas

Fonte Correio Riograndense. Caxias do Sul, 16 de  novembro de 2016

www.correioriograndense.com.br          @mairadefatima@jornalcr.com.br

Nenhum comentário: