segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Missa do quarto encontro da familia Zanatta 16-05-2005


Missa do 4º Encontro da Família Zanatta   16-01- 2005

 

Música de entrada Mérica ( CD)

 

Com.:  Acolhida

            Irmãos e irmãs, aqui estamos reunidos e vindos de diversos lugares, para celebrarmos juntos o 4º encontro da família Zanatta Há muitos anos atrás nossos imigrantes italianos que com muitas lágrimas e sofrimentos deixaram suas terras, e aqui chegaram  de viagem pelo mar, em busca da sonhada América. Viajaram de navios que eram agitados pelas ondas do mar, mas traziam dentro de si a esperança de encontrar uma vida melhor. Com grande tristeza partiram da Itália deixando lá, pais, irmãos, parentes, filhos e amigos e toda sua gente. Depois de muitos dias de viagens eis que chegaram as novas terras trazendo na bagagem alguns pertences e muita vontade de lutar, porém aqui existia um país muito miserável e subdesenvolvido.  Aqui no Brasil formaram novos lugares, não sabendo o que iriam encontrar. Depois de muitos dias de viagem eis que chegaram aqui e se estabeleceram nos lugares que o governo lhes concedia e para os Italianos foram destinadas terras montanhosas e vales de pouco valor.

            Naquele tempo tudo era difícil, e aqui chegados nossos imigrantes mostraram, que com seu trabalho tudo podia mudar, começaram a fazer derrubadas das matas, abrindo estradas e construindo suas simples casas feitas da própria madeira, cobertas de capim. Pois não  havia nada, era necessário construir tudo. Todos trabalhavam, pai , mãe e filhos ainda muito pequenos. É assim que hoje a família Zanatta aqui se encontra para celebrar sua importância  e no desenvolvimento do nosso  Brasil.  A família Zanatta sendo descendentes de Italianos chegou no Brasil por volta de  1870

 

 

História do Sobrenome Zanatta

 

No ano de 476 da era cristã, com a queda do império Romano, os ancestrais da família Zanatta encontravam-se vivendo sob o governo guerreiro germânico chamado Odaacro. Odoacro foi suplantado antes do séculoV   por Ceudorico, líder dos Ostrogodos. Sendo sido educado em Constantinopla Ceodorico colocou um alto valor na civilização romana e presidiu sobre o que veio a ser descrita como um "Verão Indiano” para os romanos. Após a sua morte surgiram tumultos e o imperador bizantino Justiniano agarrou a oportunidade de recuperar a Itália, colocando a península em décadas de guerra. Embora o governo pelas tribos germânicas que começaram na Itália em 476 com o supracitado Odoacro, não foi senão até a conquista lombarda no séc VI que os Italianos incluindo os ancestrais da família Zanatta estavam para sentir os efeitos da cultura e  costumes germânicos as quais tinham começado  a influenciar a sociedade italiana, tendo em vista a proliferação de nomes pessoais germânicos.

O grande historiados suíço da renascença, Jacob Burckhardt, atesta que aquele tumulto político sofrido pelos Italianos após a queda do Império romano não atrapalhou sua criatividade artística ou dinamismo econômico. A Itália era de fato o centro cultural e comercial do oeste da Europa, através do séc. XIII ao XVI com muitos dos admiráveis membros da família Zanatta, contribuindo para esse sucesso comercial e artístico. A Itália era a casa de figuras como Dante, Bocácio, da Vinci, Miguel Ângelo, Escarlate, Vivaldi, todos os quais ajudaram a definir a civilização do oeste. A Eventual unificação da Itália que somente ocorreu em 1870, foi o produto de um movimento conhecido como “Risorgimento” (“Ressurgimento”), liderada pelo Piedmoanteses  sob a casa de Savay, que viria a ser mais tarde a casa do governante da Itália para quem, com certeza a família Zanatta prestou lealdade.

Embora hoje em dia a maioria da população da Itália fale o italiano, apesar do uso de diversos dialetos regionais, ainda existentes nos confins da Itália nos encontramos minorias com gregos, albanos, eslovenos, germânicos, catalães, e friulianos, cada um das quais  com suas distinta linguagens, cultura e , é claro nomenclatura . Portanto, a família Zanatta tem aproveitado a vida através dos séc num país enriquecido pelas diversidades de línguas e culturas. É naturalmente, a emigração de milhões de italianos para as América do Norte e do Sul resultou em cultura Italiana tais como a arte culinária e de fato nomes de família que se espalharam nestas regiões.

Pesquisas indicam que  sobrenome Italiano  Zanatta, pertence à categoria de nomes que possui origem patronímica. Quando um nome é derivado de um nome pessoal, ele é geralmente o nome do pai ou da mãe do portador, o qual é adotado e transformado em um nome de família  hereditário fixo. Este nome é então orgulhosamente transmitido de geração para geração, ocasionalmente alterado em sua ortografia ou abreviado, ocasionando uma ligação entre o portador vivo do sobrenome e o portador primogênito original da qual o sobrenome deriva. Na Europa Medieval, antes que um sistema estruturado de sobrenome fosse estabelecido, era pratica comum o uso de um segundo nome, o qual servia como meio de distinguir pessoas que possuíam  o mesmo nome de batismo. Neste caso o sobrenome Zanatta é derivado do nome próprio Zani, forma diminutivo do nome próprio Giovanni. O sobrenome Zanatta significa assim “filha ou descendente de Giovanni”. O Nome Giovanni deriva-se do Hebreu Lachanan, que significa “Deus é Gracioso”. 

Variantes desse sobrenome incluem De Zanetti,Zanatti, Zanassi, Zaninni, entre outros. Umas das mais antigas referencias a esse sobrenome ou a uma variante é o registro de Agostino Zanetti , bispo e professor de direito nascido em 1549. Um portador notável do sobrenome Zanatta ou uma variante foi, entre outras: o Conde Antonio Maria Zanetta. (1716-1778) pintor e arqueologista italiano. A família Zanatta de Crentino recebeu o titulo de Conde  de Cirolo em 1650. As armas apresentadas abaixo, foram concedidas a família Zanatta pelas autoridades apropriadas.

Sob o sistema de nomenclatura romano, o distinguido fundador da linhagem Zanatta deve ter sido identificado por um nome tripartido consistindo de seu nome pessoal, “O nome dos gens” ou “linhagem“ a qual pertencia, é o cognome que distinguia sua família de outros com os mesmos “gens” . Com a queda o império romano no séc IV, voltou a ser costumeiramente empregado somente o nome pessoal e o cognome, omitindo-se o nome dos gens na maioria dos casos. As tribos germânicas que então ocupavam a Itália favoreçam a pratica de se usar um simples nome pessoal , e a família Zanatta juntamente com outras famílias sem dúvidas abandonaria seus nomes romanos tradicionais por esses  usados por seus novos governantes. Durante a idade média, quando o sobrenome italiano, como o da notável família Zanatta, estava se formando, as tradições  heraloícas  italiana também estavam tomando forma . Uma destas tradições foi aquela de se colocar uma carga sobre o escudo que aludia a um certo evento histórico,. Por exemplo àqueles membros da família Zanatta que podem ter tomado parte no conflito  Guelfas e Gibellinos devem portar  uma faixa, indicando o lado apoiado. Portanto, membros da família Zanatta não só  portam  um nome distinto mas também o que cada qual significa, a história, a coragem, e os feitos dos que orgulhosamente o portaram   nas gerações passadas.

 

 

Canto de entrada:  Vamos Celebrar a vida.

Cel.:  Em Nome do Pai...

            A Graça de Nosso...

Cel.: Ato Penitencial:

 

Com:    Irmãos e  imãs queremos pedir perdão pelas vezes que não vivemos o evangelho de Jesus Cristo, valor fundamenta para a nossas vidas. Também pelas vezes que não olhamos para o nosso interior e não reconhecemos nossos pecados que nos afastam de Deus e dos irmãos. Assim imploramos o perdão de Deus cantando.

Canto Penitencial.    Tende Piedade

Cel:  Deus todo Poderoso...

 

Glória

Com: Louvemos a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo que nos reúne neste encontro celebrativo na alegria e  amor. Louvamos e agradecemos pelas maravilhas que ele realizou a mais de século e continua  realizando nos descendentes da família Zanatta e nos demais parentes.

 

Cel. Oração: Senhor, nós estamos muito contentes para louvá-lo pela valentia e agradecemos, por que sempre tens dado saúde, paz e amor na família e concórdia com os vizinhos e amigos. Nós te agradecemos porque tens assistidos nossos pais, quando eles vieram da Itália. Eles  demostraram elevado amor e nos ensinaram a viver a fé, e deram a vida para todos nós,  te pedimos que lhes dê o paraíso a todos e para  nós muita força de viver a fé e o amor, como  nossos pais  nos ensinaram.  Tudo te pedimos em nome de Deus Pai, por Jesus Cristo que sempre vive junto com o Espírito Santo. Amém.

 

Liturgia da Palavra:

Com.: Permanecendo   alegres e  respeitosos, acolhemos em nosso meio a Palavra de Deus. Nela encontramos a linda história de amor de Deus por todos nós. Ela é a luz que ilumina os nossos passos e nos mostra por onde podemos andar, estendendo nossa mão direita na direção da Bíblia enquanto  cantemos.

É como a chuva que lava

 

Com.:   At 3,12-48

Agora lendo um trecho do segundo capítulo dos atos dos Apóstolos, que nós mostra como viviam os primeiros cristãos que eram  mais ou menos assim que viviam nossos pais, nossos avós bisavós no inicio da imigração.

Leitor

Salmo responsorial ( cantado)  A ti meu Deus

 

Aclamação ao Evangelho: ( Mt 13, 3--9) Cristo é Rei, ele quer que todos aprendamos a servir com alegria e defender a verdade e a justiça dando a própria vida se for necessário. Abramos nosso coração para acolher a sua mensagem.

Canto: Como são belos....

Cel.: O Senhor esteja convosco.

         Proclamação do Evangelho...

 

Homilia

 

Profissão de fé ( Creio em Deus pai...)

Preces da Comunidade:

Cel.: Agora apresentemos ao Senhor nossos pedidos para que Ele nos atenda as nossas  necessidades e da Igreja e de modo especial os descendentes dos emigrantes da família Zanatta  Rezemos ao Senhor.  Senhor atendei as nossas preces

 

  1. Pela Igreja e por todos os cristãos, para que vivam sempre a união a exemplo dos primeiros cristãos. Rezemos aos Senhor.
  2. elas nossas famílias para que vivam sempre a união como vivia os primeiros cristãos, ajudando-se uns aos outros. Rezemos ao Senhor.
  3. Por todos os agricultores para que tenham um amor a terra que o Senhor nos deu, para que façam produzir tudo com a graça de Deus, e assim também possam ajudar  os mais necessitados. Rezemos ao Senhor.
  4. Para que o Senhor mande as chuvas necessárias e o bom tempo, protejas as plantações , abençoe as criações e tudo que é necessário para a gente viver. Rezemos ao Senhor.
  5. Pela saúde das crianças, dos pais de família, e pela bela vida alegre da família italiana. Rezemos ao Senhor.
  6. Por todos os descendentes da Família Zanatta que estão aqui presentes vindos de vários lugares e por aqueles que não puderam vir, para que sintam a alegria da presença de Deus no nosso meio. Rezemos ao Senhor.
  7. Por todos os falecidos especialmente os da família Zanatta, sejam acolhidos e recompensados por Deus. Rezemos ao Senhor.
  8. Pela igreja, Pelo papa João Paulo, Nosso Bispo Nei Paulo, pelos sacerdotes presentes Frei Paulo os Padres Zanattas  pelos religiosas outros  para que tenham saúde paz, alegria de servir os irmãos. Rezemos ao Senhor.
  9. Por todas as pessoas que se preocuparam em organizar esse belo encontro que sejam recompensadas pelo nosso Deus. Rezemos ao Senhor.
     
    Sac: Tudo isso vos apresentamos ao  pai por Jesus Cristo na Unidade do Espírito Santo. Amém
     
    Com.: Ofertório
                Neste altar colocamos os nossos sonhos, os sofrimentos, as alegrias e os clamores pela vida de nossos imigrantes e dos descendentes especialmente a vida de cada um de nós que aqui se encontra.
     
    Pão – Ao oferecer-te, Senhor este pão que representa todos os alimentos, lembramos do trabalho de todos os nossos imigrantes e descendentes nesta terra. Hoje  ofertamos cada uma das famílias que lutam pelo pão de cada dia. O Pão que um dia foi semente que o trabalhador semeou na terra bem preparada, e que depois recolheu com a abundância seus frutos, que ao ser consagrado se torna o corpo de Jesus Cristo e assim nos fortaleça na nossa caminhada de cristãos. 
     
    Vinho – O vinho representa o trabalho dos nossos imigrantes no cultivo da pareira , e que agora vai se tornar o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos dará o vigor necessário para vencermos as diversas dificuldades nossa  vida. Que cada gota deste precioso liquido nos ajude a nossas famílias e comunidade viverem o amor, alegria e a paz.
     
    Enxadas e outras ferramentas -  Representa os instrumentos de trabalho que nossos imigrantes utilizaram para desbravar estas terras e construíram o progresso desta terra.
     
    Flores – Na transparência e beleza destas flores vai a nossa eterna gratidão, pelas infinitas graças com que enriquecidos a cada momento. Expressamos com elas as alegrias de celebrarmos hoje o nosso 4º encontro da família Zanatta e que nos ajude a espalhar o perfume do amor, da alegria, da verdade, que continua a embelezar as nossas vidas.
     
    Álbum – Eis aqui Senhor a história de  muitas vidas, fatos marcantes registrados com grande carinho, experiências  profundas vividas nas famílias de nossos descendentes que hoje lembramos com carinho e saudades.
     
    Terço e Bíblia – A vida nem sempre é um mar de rosas, houve espinhos na caminhada de nossos imigrantes e descendentes e de todos que  aqui estão, para suportarem  as dificuldades, nunca esqueciam de rezar e pedir a Deus e a Nossa Senhora  e aos santos que protegesse os seus filhos e familiares com a oração do Santo terço em família, ali pediam as graças que necessitavam, para continuar unidos e na paz.
     
     
    Oração:
    Escutai , ó Pai, as preces que o Espírito Santo pôs em nossos corações e nos nossos lábios desta família Corbellini reunida neste primeiro encontro familiar por Cristo Nosso Senhor Amém.
    Liturgia Eucaristica nº  V
    O Senhor esteja Convosco...
     
    Santo cantado
     
    Pai Nosso Cantado
     
    Canto de Comunhão.
     
    Oração após a comunhão
    Senhor, Deus todo poderoso, te agradecemos porque  nos reunistes neste encontro festivo e assim revivemos a história de nossos antepassados, bisavós, nonos e nonas, e nos deste a alegria de recordar todo o trabalho, lutas e dificuldades de nossos pais. Obrigado Senhor, Obrigado pela vida e por tudo de bonito que nossa família e descendentes construíram. Tudo isso vos pedimos e agradecemos  por Jesus Cristo na unidade do espírito Santo
     
    Mensagem final
     
    Nós vos agradecemos, Senhor nosso Deus, por nossos bisavós, avós, pais e mães, filhos e filhas, esposos e esposas, netos e netas – Por nos haverdes feito uma família temente a Deus e amiga da humanidade.
     
    Pelo pão de cada dia, nós vos agradecemos. Pela vida em Cristo, pão da alma, nós vos damos graças. Assim, também pelo dom desta vida. Nossa aspiração é vivê-la para vós servir.
     
    Conservai-nos, Senhor, no amor uns dos outros. Fazei com que saibamos reconhecer nosso próximo. E dar abrigo ao que tem frio; alimento ao faminto; remédio ao doente, paz ao que sofrem e caridade aos sedentos dela.
     
    Fazei-nos, Senhor, como a ferramenta em vossa mão poderosa. Para ajudar os que precisam, socorrei os que vivem em aflição. Para o bem, sempre.
     
    E, sobretudo, de nós não parta dissenção, a desunião e a discórdia. Antes, sejamos vosso instrumento para a harmonia. Vosso arauto para a concórdia, o cimento abençoado da união e da reunião.
     
    Nós vos agradecemos, Senhor, pela luz do dia e as trevas da noite. Fazei-nos ousados como o dia em proclamar vossa glória. E prudentes como a noite, em fugir da tentação e do pecado.
     
    Graças, Senhor, por tantas graças, sobretudo pela alegria deste nosso encontro da Família Zanatta Pedimos a vossa proteção para que possamos nos reunir outras vezes e sempre mais crescermos na fé, na unidade e na comunhão. Cristo, muito obrigado por este encontro.
     
    Canto: Abençoa Senhor as Famílias Amém.
     
    Bênção Final.
     
    Convidamos a todos para uma foto na Escadaria da Igreja São José de Coronel Pilar.
    O Almoço de confraternização será no salão.   Dia confraternização troca de  experiências  etc. A equipe organizadora  está programando uma caminhada surpresa. Participe!
     
     
    Zenata
     
    [Do ár. zanAti.]
    S. 2 g. 
     1.        Indivíduo dos zenetas, tribo berbere, famosa por sua cavalaria, que participou da defesa do reino árabe de Granada, no século XIII.  
    Adj. 2 g. 
     2.        Relativo ou pertencente a essa tribo. 
     

 

Nenhum comentário: